sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Paulinho participa de pré-temporada sem restrições, mas só joga em março


Paulinho participa normalmente da pré-temporada do Flamengo em Atibaia. Corre, toca na bola, faz trabalhos físicos intensos, técnicos... Tudo quase igual ao restante dos companheiros. O "quase" se dá por conta das mancadas que insistem em acompanhá-lo a cada pique mais forte. Sob a supervisão do departamento médico, o atacante não se priva de fazer nada no interior paulista, mas não terá condição de jogo na estreia do Rubro-Negro no Carioca, dia 1º de fevereiro, diante do Macaé, fora de casa. A volta para o campo está prevista somente para março.

Paulinho treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Sem limitação de movimento, Paulinho arriscou até voleio durante treino do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Paulinho sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito na vitória por 3 a 0 do Flamengo sobre o Coritiba, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, em 3 de setembro. A cirurgia aconteceu somente oito dias depois e completará quatro meses na próxima segunda-feira. A recuperação de Paulinho é tida como acima das expectativas, mas há uma preocupação evidente em não queimar etapas. A liberação para trabalhar com o restante do grupo se dá pelo fato de a parte ligamentar já estar restabelecida, sem risco de nova ruptura.  

Paulinho treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Completamente à vontade, Paulinho tem aproveitado até para fazer "hora-extra" nos trabalhos e se arriscou no futevôlei com os companheiros após o treinamento de quinta-feira. Ao ver a cena, Vanderlei Luxemburgo parou a caminhada de volta para o hotel e questionou:  

- Você pode fazer isso?  

- O Mello (preparador físico) liberou - respondeu o atacante.

A participação de Paulinho nas atividades normais dos companheiros ajuda também no trabalho de propriocepção, que fortalece a musculatura para que possa realizar todos os movimentos. As mancadas, que diminuem a cada dia, são consideradas naturais e uma mistura de autodefesa por falta de confiança e dor. O tempo de recuperação normal para cirurgias de ligamento cruzado anterior é de seis meses, mas no Flamengo há otimismo de que o atacante possa entrar em campo um pouco antes deste prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário