segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ironia do destino: Flamengo parou de vencer porque time melhorou, explica Luxa


Vanderlei Luxemburgo Flamengo Bem, Amigos (Foto: David Abramvezt) O Flamengo vive uma sequência negativa de uma vitória nas últimas oito partidas no Campeonato Brasileiro. Mas, antes disso, disso vinha de cinco triunfos consecutivos, quando chegou a ocupar a nona posição da competição. Para o técnico rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo, a explicação é irônica: depois que a equipe melhorou, os resultados negativos começaram a aparecer. O treinador disse que o time está mais forte e, com isso, acabou relaxando na marcação.

- É inerente ao jogador de futebol. Você monta uma equipe e cria uma identidade. Essa equipe começou a sofrer e ganhar. O time duplicava, triplicava a marcação, marcava muito forte, o adversário sofria para chegar ao meu gol. Ganhava em uma bola parada, em uma escapada de um jogador. O time começou a crescer. Isso é inerente. Começamos a avançar tecnicamente e perdemos a nossa principal característica, de dobrar a marcação, de sofrer. Eu disse para os jogadores, tinha que melhorar tecnicamente e manter o poder de marcação, de dobrar a marcação, seria um avanço. Mas nós perdemos um pouco dessa característica. É normal - disse Luxemburgo.

Quando o técnico chegou ao Flamengo, em julho, a equipe rubro-negra tinha acabado de ser goleada pelo Internacional por 4 a 0 e ocupava a lanterna da competição. Vanderlei conta que, naquele momento, teve uma conversa séria com os jogadores e ainda conseguiu ter o apoio dos torcedores, apesar do momento ruim.

- Eu tentei envolver o clube, fazer o torcedor entender o que nós queríamos e aceitar (...) O Flamengo estava na confusão e precisava criar uma identidade dos jogadores com os torcedores. Eu disse para os jogadores: "Se vocês fossem a melhor equipe tecnicamente, jogassem de igual para igual com as melhores de ponta, eu não estaria aqui, o Ney (Franco) e o Jayme (de Almeida) não teriam ido embora. Aconteceram algumas coisas". Então, armei o time taticamente e fiz os jogadores entenderem que tinham que sofrer para ganhar. Hoje eu tenho 60% de posse de bola, mas não tenho a agressividade para definir.

Ainda na 13ª posição, quatro pontos acima da zona de rebaixamento, o Flamengo ainda corre risco, na opinião de Luxemburgo. Para o treinador, este ano fugir da degola é a principal meta do Rubro-Negro. No entanto, acredita em um ano melhor em 2015.

- É importante o dirigente chegar, o técnico chegar e falar: esse ano do Flamengo não é para ganhar título. É para sair da zona da confusão e se replanejar para o ano que vem. Você tem que ter o entendimento para a torcida vir junto. Se eu, como técnico, tentar fazer uma coisa maior que o elenco permite, vou criar problema. Eu quero que o Flamengo abrace este este elenco. O torcedor está vindo e está tendo paciência. O time está taticamente muito bem arrumado, sabe o que faz dentro de campo e está passando uma vontade muito grande de fazer alguma coisa. Isso o torcedor entende. O que o torcedor não entendia era o Flamengo na zona da confusão e não correr. Infelizmente, nesta temproada o Flamengo tem que sair da confusão. Ano que vem é uma outra história.

O Flamengo terá uma chance de voltar a vencer, diante do Figueirense, na próxima quarta-feira, no Orlando Scarpelli, às 22h (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário