segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Marin mostra preocupação, mas garante Brasileirão com 20 clubes



José Maria Marin, presidente da CBF (Foto: Maruricio Paulucci)Dentro de campo, o Campeonato Brasileiro 2013 foi disputado até o dia 08 de dezembro. Fora dele, entre liminares e recursos, segue a briga da Portuguesa, que perdeu pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e acabou rebaixada, para permanecer na divisão de elite no futebol nacional.

Em visita a Belo Horizonte, onde participou da solenidade de entrega do Troféu Guará, dado aos melhores do futebol mineiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, se mostrou preocupado com a situação envolvendo a principal competição do futebol nacional. Para ele, o Campeonato Brasileiro 2014, que ainda não teve sua tabela revelada, pode ser prejudicado por causa de ações de times na Justiça Comum.

- Realmente é preocupante a situação atual. É lamentável que clubes procurem a Justiça comum, quando existe uma justiça especializada, mas nós contratamos, acredito que os melhores advogados especializados em direito e legislação esportiva,  e uma a uma as liminares estão sendo derrubadas. Tenho confiança total que até o inicio do Brasileiro os problemas já estarão resolvidos. - disse em entrevista à Rádio Itatiaia.
 
 Apesar da preocupação, o dirigente foi enfático ao dizer que o Campeonato Brasileiro será disputado com 20 clubes, além de acreditar que as decisões do STJD sejam mantidas.

- Com certeza absoluta que não será com 24 clubes, será com 20 clubes. Nós temos confiança no poder judiciário brasileiro. Eles saberão conduzir da melhor forma possível. A tabela sai agora em fevereiro e vai sair de acordo com o que foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A não ser que haja alguma determinação diferente, nós respeitamos o STJD, mas acima de tudo o Poder Judiciário Brasileiro.

Perguntado se o Fluminense ficaria na primeira divisão e Portuguesa seria rebaixada, Marín foi evasivo e preferiu dizer que acredita nos advogados para derrubas as liminares.

- Eu continuo confiando que derrubaremos todas as liminares. Eu confio nas capacidade e competência dos nossos advogados. Uma a uma as liminares estão sendo derrubadas. Eu não tenho a menor dúvida que nós vamos continuar com a atual formula do Campeonato Brasileiro e com o número de participantes atual. São advogados especializados, sempre atuaram com direito esportivo e eu não tenho a menor duvida que nossos advogados vão obter sucesso. Eu não quero me alongar nisso (risos). Só acredito que nós vamos derrubar todas as liminares.

Entenda o caso

O STJD puniu a Portuguesa com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton no empate em 0 a 0 com o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão 2013. O jogador havia sido expulso contra o Bahia na 36ª rodada, cumpriu suspensão automática no jogo seguinte, diante da Ponte Preta, mas acabou punido com dois jogos pelo STJD e não tinha condições de entrar em campo para enfrentar o Tricolor gaúcho. A Lusa caiu da 14ª para a 17­ª posição, entrando no Z-4.

O Flamengo também foi punido com quatro pontos em virtude da utilização de André Santos no 1 a 1 com o Cruzeiro, também pela última rodada da competição. O lateral rubro-negro havia recebido cartão vermelho na final da Copa do Brasil, e o clube da Gávea foi para a 16ª colocação. Com os resultados no tribunal, o Fluminense, que terminara o Brasileirão em 17º lugar, subiu para 15º e acabou escapando de disputar a Segunda Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário