segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Welinton volta bem e planeja 2014 de sucesso no Fla: 'Nasci para vencer'



Ele voltou. E voltou bem, para contrariar as previsões dos torcedores mais pessimistas. Depois de quase seis meses de inatividade desde a saída do futebol russo, Welinton foi titular do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, neste domingo, pelo Brasileirão. O zagueiro não vestia a camisa rubro-negra há mais de um ano. A última vez havia sido em 31 de outubro de 2012, no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, pelo nacional. De lá para cá, deixou o clube para uma temporada na Rússia, voltou para treinar longe do grupo principal, quase foi negociado, mas ganhou nova chance. E diante de tudo isso manteve-se confiante. Trabalhou, perdeu peso, entrou em forma e esperou a oportunidade.  

- Estou feliz por estar voltando para o Flamengo, por poder atuar, receber oportunidades. Tenho que agradecer a Deus, família, a todos, inclusive ao professor Jayme, que foi um cara que me deu a oportunidade, me ajudou nesse retorno. Depois de um longo tempo, podendo sair, veio a notícia de que seria aproveitado pelo Flamengo. Isso mexe bastante. Tem que tentar manter a tranquilidade nesses momentos, erguer a cabeça, trabalhar. Uma hora a chance chega, aparece. As portas se abriram de novo. O professor Jayme falou que contava comigo, que confiava em mim. Falei que só de estar no grupo já estava feliz, poder sentir aquele carinho de todo mundo, os amigos, o Flamengo, o grupo principal. Isso não tem palavras. O grupo me recebeu bem, me deixou à vontade e pude trabalhar com todo mundo para quando a oportunidade aparecesse poder ajudar o máximo – disse.  

Contra o Grêmio, Jayme de Almeida, que elogia Welinton desde os tempos em que era auxiliar, decidiu poupar os titulares. Na equipe reserva, o zagueiro formou o trio defensivo com Frauches e Samir. Apesar da derrota, todos eles ganharam elogios do treinador. Welinton foi o melhor em campo no quesito desarme, incluindo os gremistas. Foram 12 ao todo. Ele também roubou uma bola. 

Seguro no retorno, o zagueiro disse que a concentração o ajudou muito na partida em Porto Alegre. Distante do Rio, escapou dos críticos rubro-negros. A relação com a torcida sempre foi muito conturbada, mas ele diz que está pronto para tudo.  

- Você está sujeito a isso. Aconteceu inúmeras vezes aqui. Se tivesse que acontecer hoje ou em outro jogo, ia acontecer. Tudo dependeria da forma como eu me apresentasse. Me concentrei no jogo para ir bem. A torcida é consequência. Se for bem, a torcida vai aplaudir, gritar seu nome, vai apoiar. Procurei manter a tranquilidade, focar no jogo, para poder ajudar os companheiros. 

Welinton voltou ao Rubro-Negro em julho deste ano. O zagueiro, que tem contrato até março de 2016, não fazia parte dos planos de Mano Menezes. Disponível no mercado, passou a treinar separado na Gávea. O último clube do defensor foi o Alania Vladikavkaz, da Rússia.

Grêmio x Flamengo, na Arena (Foto:  Wesley Santos/Agência PressDigital ) 
Welinton contra o Grêmio:

Desarmes: 12
Passes certos: 7
Passes errados: 2
Faltas cometidas: 3
Faltas recebidas: 2
Roubada de bola: 1




Apesar de rebaixada no Campeonato Russo, a equipe tentou exercer prioridade de compra dos direitos econômicos do jogador por U$ 2 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões), mas não entrou em acordo com o Flamengo quanto à forma de pagamento. Welinton chegou até mesmo a voltar para a Europa, começou a pré-temporada pelo Alania e se viu obrigado a retornar ao Brasil. Diante do imbróglio, um novo empréstimo com valor fixado virou consenso. Clubes do Brasil e do exterior fizeram sondagens iniciais, mas nada evoluiu. Com a nova oportunidade, ele faz planos e não pretende desistir.  

- Nunca. A gente que cresce no Flamengo tem a mentalidade de sempre ser campeão, de brigar por alguma coisa. Enquanto estiver defendendo o Flamengo, vou lutar por título, pensando sempre em vencer, que é o que o clube tem e eu tenho dentro de mim também. Nasci para vencer e não vai ser diferente.

Revelado em 2009, Welinton nunca foi unanimidade entre os torcedores. Como profissional, disputou 149 jogos, com 71 vitórias, 47 empates e 31 derrotas, e marcou três gols. O zagueiro foi campeão brasileiro e carioca em 2009 e novamente do estadual em 2011. Se 2013 é o ano da volta ao clube, o próximo será o de tentar retomar espaço.

- Com certeza. Vou procurar estar aqui, focar no trabalho o tempo inteiro junto com o grupo, procurar espaço com respeito aos companheiros. Sempre que tiver oportunidade vou estar preparado, focado para voltar a ser titular do Flamengo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário