segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Chance de não ter equipe carioca rebaixada no Brasileiro é de 12%


 Dificilmente o Rio de Janeiro estará representado com seus quatro clubes na Série A do ano que vem. Faltando apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, a chance de o quarteto Botafogo, Flamengo, Fluminense e vasco estar junto em 2014 na elite do futebol nacional é de apenas 12%. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.

As péssimas campanhas de tricolores e, principalmente, cruz-maltinos, fazem com que o risco de ao menos uma equipe do Rio de Janeiro ser rebaixada em 2013 seja de 75%. Ao menos, a possibilidade de dois times caírem diminuiu após a 35ª rodada e é de somente 13%.

A pior situação é a da coisa maldita, ''vasco'', que não vence há três rodadas e está na 18ª posição do Brasileirão, com 38 pontos. Mesmo se vencer na próxima rodada e seus concorrentes diretos perderem, o time de São Januário não sai da zona do rebaixamento, pois está quatro pontos atrás do Bahia, primeiro time fora do Z-4. O risco de queda da equipe cruz-maltina é de 80%.

Quem respira um pouco mais aliviado é o Fluminense, que tem 42 pontos. Desde que Dorival Júnior estreou, o time venceu os dois últimos jogos que disputou, contra Náutico e São Paulo, e viu o risco de queda diminuir para 17%. O Flamengo, após duas derrotas seguidas, tem apenas 1% de risco de ser rebaixado, com 45 pontos. O Botafogo, com 57 pontos, é o único tranquilo e tem 50% de chances de pegar uma vaga na Libertadores.

Na próxima rodada, o Vasco receberá o Cruzeiro, no sábado, às 19h30m (horário de Brasília), no Maracanã. Um dia depois, o Fluminense enfrenta o Santos, às 17h, em Presidente Prudente, enquanto o Flamengo, no mesmo dia e horário do Tricolor, recebe o Corinthians, no Maracanã. Já o Botafogo, às 19h30m, encara o São Paulo, no Morumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário