sábado, 24 de agosto de 2013

Mano minimiza mudanças e cobra capricho na conclusão de jogadas

Para Mano Menezes, o Flamengo já tem uma cara. Mas ela ainda não é das mais bonitas. Na avaliação do treinador, o time encontrou uma forma de jogar, só que tem oscilado, principalmente do meio para frente. As mudanças são constantes. Contra o Cruzeiro, por exemplo, saíram Hernane e Nixon e entraram Marcelo Moreno e Fernando. A linha de frente também já teve Gabriel, Paulinho, Carlos Eduardo, Adryan e Bruninho como titulares. Mano diz que o mais importante é manter o padrão de jogo e minimiza o excesso de trocas. A saída de Moreno, por exemplo, foi provocada por lesão.

O que tem incomodado o treinador rubro-negro são as falhas dos homens de frente na hora de concluir as jogadas. Mano crê que é isso atrapalhe a tornar o esquema tático mais confiável.   
      
- O Flamengo tem uma cara já. O fato de termos que mudar jogadores não quer dizer que vai mudar a maneira da equipe jogar. A gente tem oscilado em termos de produção do meio para frente. Precisamos melhorar a tomada de decisão final, é ali que estamos pecando um pouco. A equipe vai bem e escolhe o caminho mais difícil para concluir. Se melhorarmos isso, o sistema tático que escolhemos será mais eficiente.

jogadores Flamengo treino Brasília (Foto: Richard Souza) 
Mano conversa com titulares, enquanto reservas aguardam início do treino em Brasília (Foto: Richard Souza)
 
Depois do Cruzeiro, o Flamengo é o time que mais finaliza no Brasileirão. Os mineiros lideram com 257 finalizações, enquanto os cariocas têm 223. A diferença entre eles no saldo de gols, no entanto, deixa claro que o aproveitamento rubro-negro não é bom. A Raposa tem 31 gols, o melhor ataque, enquanto o Flamengo fez 17.

Neste sábado, o time enfrenta o Grêmio, às 18h30m, pela 16ª rodada do nacional. O jogo será no Mané Garrincha, em Brasília. A escalação do Flamengo no ataque deve mudar novamente. No último treino, o técnico testou Carlos Eduardo ao lado de Fernando e Moreno. Cadu, no entanto, sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda e virou dúvida. Paulinho foi testado, mas Gabriel pode permanecer na equipe titular. Mano diz que o Rubro-Negro tem de tomar a iniciativa, mas perde cuidado com os contra-ataques gremistas.

- O Grêmio não vai jogar aberto. Joga com três zagueiros e três volantes. Ajustou o time dessa maneira, firme, está defendendo bem. A gente precisa ter o cuidado na tentativa da construção da vitória. Não pode se expor demasiadamente, pois mesmo na derrota para o Santos (por 1 a 0, quarta, pela Copa do Brasil) o Grêmio criou mais. É uma equipe bem fechada, bem armada, temos que saber fechar os espaços e não podemos dar o contra-ataque.

Outra preocupação de Mano: a bola aérea. O Flamengo tem sofrido com os adversários na disputa pelo alto. Para piorar, não tem encontrado tempo para treinar. O jeito é tentar corrigir os erros no papo.

- É óbvio que precisamos melhorar. Conversamos bastante para ajudar, corrigir, conversamos muito sobre isso.

O Flamengo é o 12º na tabela, com 19 pontos. Com 25, o Grêmio é o terceiro. Além de Carlos Eduardo, Elias é dúvida. Ele também sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda nesta sexta. A formação provável: Felipe, Digão, Chicão, González e João Paulo; Cáceres, Elias (Val) e André Santos; Carlos Eduardo (Paulinho ou Gabriel), Moreno e Fernando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário