segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Após 26 anos da Copa União, polêmica entre Flamengo e Sport chega ao STJ





 
Após 26 anos de brigas judiciais pelo título da Copa União de 1987 entre Flamengo e Sport, o caso chegou nesta segunda-feira, pela primeira vez, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com Rodrigo Fux, advogado do clube carioca no caso, a ida à última instância judicial foi uma estratégia do Flamengo para conseguir o reconhecimento da conquista de forma definitiva. Ele, entretanto, alegou que não há prazo para a decisão.

 – Temos de esperar a corte se pronunciar. Esse processo já corre há mais de um ano e só nesta segunda-feira chegou so STJ. O Sport entrou com uma ação na Justiça de Pernambuco e venceu. Esperamos essa decisão para que a CBF volte a reconhecer os dois times como campeões da Copa União – afirmou Fux.
          


No início de 2011, a CBF reconheceu que houve dois campeonatos em 1987 e assim, dois campeões: Flamengo e Sport. Porém, a equipe pernambucana não concordou com a decisão e entrou com uma ação no Tribuna Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada, o que aconteceu..

Esta polêmica também tem o São Paulo como um dos envolvidos por conta da famosa Taça das Bolinhas, criada pela CBF para premiar o primeiro clube que vencesse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladas.

O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992. Por sua vez, o São Paulo conquistou seu quinto título apenas no ano de 2007. Caso o STJ conclua que o Flamengo foi realmente um dos campeões da Copa União, validando a decisão inicial da CBF, a polêmica da Taça das Bolinhas terá finalmente um final e será entregue ao Rubro-Negro carioca. Caso contrário, a posse ficará com o Tricolor paulista.

O LANCE!Net tentou entrar em contato com João Humberto de Farias Martorelli, advogado do Sport no caso, porém, não foi encontrado até o fechamento desta reportagem.



Processo Flamengo (Foto: Reprodução)


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário