quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Último anel de compressão da nova cobertura do Maracanã é colocado



Mais uma importante etapa da reforma do Maracanã foi concluída na manhã desta quarta-feira. Segundo a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), o último anel de compressão da nova cobertura tensionada em fibra de vidro e teflon foi colocado. No total, foram 60 peças, que pesam 40 toneladas cada uma. No próximo mês, quando será finalizada a instalação dos degraus de todo o estádio, terá início a colocação dos cabos de aço para sustentação da cobertura, que será içada em novembro.

- A fixação do último anel de compressão e a colocação dos degraus dão uma visão de como ficará o estádio após a reforma – destacou Ícaro Moreno, presidente da Emop - órgão vinculado à Secretaria estadual de Obras -, que acompanhou a instalação.

Obras no Maracanã /  (Foto: Divulgação / Consórcio Maracanã) 
Último anel de compressão do Maracanã é colocado / (Foto: Divulgação / Consórcio Maracanã)

Quando estiverem prontas, as arquibancadas servirão de apoio da estrutura metálica que sustentará a nova cobertura. Depois de instalados os cabos tensionados, serão içados, simultaneamente, por 120 macacos hidráulicos. Os cabos tensionados têm 20 mil metros de comprimento.

A lona a ser instalada é resistente, com vida útil de 50 anos, e terá 68,4 metros de comprimento – a antiga tinha aproximadamente 30 metros - e flexibilidade plena para instalação de equipamentos, como os quatro telões de 100 metros quadrados. A lona será estendida com a ajuda de um grupo de alpinistas, com apoio de guindastes, o que é uma novidade no mercado da construção civil nacional. A nova cobertura cobrir cerca de 76 mil dos 79 mil lugares do estádio.

A reforma do Maracanã será concluída em fevereiro de 2013, pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio Emop, e executada pelo Consórcio Maracanã Rio 2014.

Anel de compressão do Maracanã (Foto: Felippe Costa) 
Cada anel de compressão do Maracanã pesa 40 toneladas (Foto: Felippe Costa)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário