sábado, 19 de maio de 2012

Em reunião com jogadores, Zinho faz cobrança direta a Ronaldinho


O diretor de futebol do Flamengo, Zinho, negou que Ronaldinho Gaúcho tenha cometido indisciplina na última semana. Nesta sexta-feira, o GLOBOESPORTE.COM informou que o atacante chegou ao Ninho do Urubu para o treino da manhã de quarta dentro do horário, mas não teria condições ideais para trabalhar. Apesar da negativa, Zinho cobrou do jogador após um atraso no dia seguinte na frente dos companheiros o fato de ter chegado na quarta sem condições de treinar. Na avaliação de membros da comissão técnica, o jogador se apresentou aparentemente sob efeito de álcool da noite anterior. Ele alegou dores musculares e pediu para não treinar.

Fotos do treino do Flamengo em Recife (Foto: Alexandre Vida / Fla imagem) 
Zinho acompanhando o treino do Fla no Recife na sexta-feira (Foto: Alexandre Vida / Fla imagem)

A atitude contrariou a comissão técnica, e Ronaldinho foi orientado por Zinho a correr em volta do gramado principal do CT. Enquanto isso, o grupo disputava um coletivo. Um dia depois, na quinta-feira, um novo deslize do camisa 10. Ele chegou atrasado. O treino estava marcado para as 10h, mas o jogador só apareceu oito minutos depois, antes do início das atividades, quando o elenco estava pronto para trabalhar. 

A presidente Patricia Amorim estava lá e pôde acompanhar de perto o que aconteceu. A imprensa, no entanto, só foi liberada depois de 1h20m do início da atividade. Foi durante este período que Zinho reuniu os atletas no campo 2 para uma conversa franca. Em tom firme, cobrou todo o grupo, inclusive Ronaldinho. Ao capitão da equipe, disse na frente de todos os atletas e de membros da comissão técnica que ele havia chegado sem condições de treinar na véspera. O dirigente chegou a levantar a voz ao falar para o atacante e depois pediu desculpas por ter se exaltado.

R10 é o principal alvo de Zinho, mas não o único. Internamente, o ex-jogador deixa claro que quer mais compromisso, disciplina e empenho dos atletas. Publicamente, também deu sua “cutucada”. O termo, aliás, foi usado por ele ao comentar a entrevista que Joel Santana deu ao Globo Esporte de terça-feira, quando o treinador se queixou de falta de comprometimento do atletas.

- O papel do treinador é esse. Os resultados não foram bons, vai vir a cobrança, a pressão. O grande desafio dos jogadores é voltar a desenvolver o que eles podem, principalmente os grandes nomes. Esse é o grande reforço do Flamengo. É ter um comprometimento maior dos jogadores, a cobrança do diretor, o trabalho do treinador. Os jogadores são experientes e quem é da bola sabe quando está bem e quando está mal. Vale a pena dar uma cutucada para o cara se levantar – afirmou o dirigente.

Zinho não tem cartilha. E fez questão de dizer isso quando foi apresentado, há uma semana. O diretor, no entanto, quer combater a desordem. Também na conversa de quinta-feira, avisou que atos de indisciplina serão punidos com multas ou medidas mais rígidas, como afastamento. A postura do dirigente, especialmente em relação a Ronaldinho, tem agradado, mas algumas perguntas correm dentro do clube: ele terá o respaldo da presidente Patricia Amorim? Jogadores serão punidos quando falharem? As medidas valem para Ronaldinho?

O diretor de futebol assegura que sim, mas para isso vai ter que costurar, por exemplo, a relação do vice de futebol Paulo César Coutinho com o grupo. Coutinho não conta com a simpatia de boa parte do elenco. A presidente Patricia Amorim já tomou conhecimento do assunto, mas, por enquanto, não deve tomar nenhuma atitude drástica. Na semana passada, alguns jogadores planejavam um encontro com a dirigente para tratar do tema, e a reunião quase aconteceu na última quinta-feira, mas acabou cancelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário