quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Técnico minimiza mau momento da base e prioriza formação de atletas

Em menos de um mês, uma nova decepção. Depois de uma campanha muito ruim na última edição do Campeonato Brasileiro sub-20, os garotos do Flamengo desta vez caíram na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time terminou na terceira colocação do Grupo I. Assim como na competição anterior, sem vitórias. Em três jogos, três empates, três gols marcados e outros três sofridos.

O atual campeão fracassa na defesa do título e volta ao Rio com a necessidade de repensar o trabalho. O técnico Paulo Henrique tem dificuldades para explicar a queda de rendimento e diz que a prioridade é formar atletas. Os resultados recentes, no entanto, são ruins. A equipe não vence desde 12 novembro (nove jogos), data da última rodada da fase classificatória para a final da OPG. Na ocasião, goleada por 5 a 1 sobre o São Cristóvão, na Gávea.

O título foi conquistado na decisão por pênaltis após dois empates no Fla-Flu: 1 a 1 e 3 a 3. No Brasileiro, empatou com Figueirense e Cruzeiro e perdeu para Bahia e Inter. Agora, na Copinha, empates com Aquidauanense, União São João e São Carlos.

- Não era o que estávamos esperando, nos preparamos para uma campanha melhor, mas infelizmente futebol é resultado. Não conseguimos os gols que criamos, não aproveitamos as oportunidades que tivemos. Isso atrapalhou muito os nossos planos. O grupo era equilibrado, enfrentamos equipes que têm um bom trabalho de base, mas ficamos devendo. Poderíamos ter feito melhor – disse Paulo Henrique, por telefone.

Para o treinador, ao contrário do Brasileiro sub-20, os jogadores se empenharam ao máximo.

Thomas, São Carlos x Flamengo, Copinha (Foto: Celio Messias/Vipcomm) 
Camisa 10 do time na Copinha, Thomás teve atuação considerada razoável pelo treinador (Foto: Celio Messias/Vipcomm)

- Houve uma mudança muito grande de postura, de comprometimento dos atletas. Todos eles participaram, se dedicaram. Estão cientes de que deram o melhor. Temos que continuar trabalhando. Tivemos dois resultados negativos em duas competições importantes, mas temos de levar em consideração o número de atletas na equipe principal. Vários atletas da base estão sendo utilizados na equipe principial. O objetivo da base é esse.

Nos três jogos da Copinha, Paulo Henrique contou com Muralha e Thomás. O volante e o meia-atacante foram liberados por Luxemburgo para reforçar a equipe de baixo.

- A expectativa era grande em cima dos dois atletas, já que participaram da campanha do Brasileiro com os profissinais, a pressão era grande sobre eles. Tiveram uma atuação de razoável para boa, poderiam ter rendido mais, mas fizeram a parte deles, ajudaram como puderam.

Criticado por Paulo Henrique após o Brasileiro sub-20, Adryan começou a Copa São Paulo na reserva. Voltou a ser titular, mas continua sendo cobrado.

- Começou no banco pelo que fez no Brasileiro, continua num processo de recuperação do futebol dele. Está bem distante daquilo que esperamos. Reconhecemos o potencial, mas a atenção é igual para todos. Procuramos tirar o foco de cima dele. Vai ter que continuar trabalhando para se firmar.

O grupo volta a jogar no dia 21, contra o Bonsucesso, no Carioca da categoria.

Digão e Vitor Hugo são chamados por Luxa

Além de Thomás e Muralha, que já estavam na lista de Luxa para a pré-temporada, o volante Vitor Hugo e o lateral-direito Digão se juntaram ao grupo principal em Londrina. Os quatro estão na cidade paranaense e já treinam com os demais.

Digão, Muralha, Thomás e Vitor Hugo flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Digão, Muralha, Thomás e Vitor Hugo em treino do Fla em Londrina (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário