segunda-feira, 25 de julho de 2011

Elenco enxuto do Fla faz Luxa lançar os garotos



O jogo entre Flamengo e Ceará  serviu para mostrar que o elenco reduzido pode ser um grande problema para o técnico Vanderlei Luxemburgo ao longo do Campeonato Brasileiro. Devido aos desfalques de Ronaldinho, Thiago Neves e Aírton (suspensos), o treinador teve de lançar muitos garotos ao mesmo tempo.

O volante Luiz Antônio começou jogando e foi um dos melhores em campo. Porém, quando o Flamengo levou o gol de empate e precisava sair para buscar a vitória, a equipe contava com garotos como Vander, João Victor e Thomás. Era visível o nervosismo deles diante da pressão da torcida no Moacyrzão e fragilidade do poder ofensivo diante de uma situação adversa.

Vanderlei Luxemburgo ainda tinha outros desfalques, embora bem jovens também, como o lateral-direito Rafael Galhardo e o meia-atacante Negueba, que vão disputar o Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira na Colômbia.

O treinador está tendo de promover uma renovação forçada no time, já que o elenco é bem reduzido e conta com poucos jogadores para cada posição.

Uma das provas da fragilidade do elenco é o jovem Adryan. Ele é tido como a principal promessa das divisões de base e a comissão técnica tem muito cuidado com o jogador. Ele tem apenas 16 anos, mas já é assediado por clubes europeus.

A princípio, o plano era que ele ainda não disputasse jogos entre os profissionais, mas acabou sendo relacionado para o duelo contra o Ceará e ficou no banco.

Para o próximo jogo, contra o Santos, Luxa terá a volta de Ronaldinho e Thiago Neves, mas alguns jovens ainda serão aproveitados.

Estreante, Thomás mostra confiança

O atacante Thomás fez contra o Ceará seu primeiro jogo entre os profissionais. Ele é tido como uma das grandes apostas das categorias de base e, mesmo com um placar adverso, tentou muitas jogadas individuais e quase marcou o gol da vitória.

– Meu jogo é esse. É partir para cima. Infelizmente não deu certo contra o Ceará. Agora vamos nos preparar bastante para enfrentar o Santos lá – afirmou o atacante.

O atacante, campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2011, teve a grande chance de fazer o segundo gol do Flamengo, mas acabou finalizando em cima do zagueiro adversário. Para Luxemburgo, ele só não conseguiu sair como herói porque teve azar no lance.

– Ele é um bom jogador. Teve uma chance, mas na hora de concluir acabou escorregando – explicou o treinador.

Bate-Bola com Paulo Henrique, técnico do time de juniores do Fla, em entrevista ao LANCENET!

1) Esses garotos estão preparados para serem a solução no time principal de uma hora para outra?

R: Não foi de uma hora para outra que eles chegaram ao profissional. Aqui no Flamengo há um trabalho bem feito, um acompanhamento e quando o jogador chega na categoria de cima já está acostumado a decidir muitos jogos.

2) Essa é uma safra muito boa. Você acredita que eles podem render muitos frutos no profissional?

R: Temos muitos jogadores bons. Alguns já ganharam muitas coisas nas categorias de base. César e Frauches estão com Seleção sub-20 e ainda nem tiveram a chance de estrear nos profissionais.

3) Eles precisam ter alguma preocupação maior?

R: Na base nós já os trabalhamos com muito cuidado. Por isso que o Luxemburgo tem chamado alguns jogadores para o time principal, como Digão, Luiz Antônio, Adryan e Thomás.

4) Adryan é o jogador mais novo do elenco. Ele merece uma atenção especial por causa da idade e até mesmo pelo corpo franzino?

R: Claro que quando o jogador é muito novo como ele (tem 16 anos) é preciso ter uma atenção, mas o Adryan já ganhou a Copa São Paulo de Juniores e estava na Seleção Brasileira sub-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário