sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Adriano ganha mais uma motivação: chegar aos 200 gols como profissional

Se marcar dois gols nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, Adriano não vai apenas se igualar a Zico e se tornar o maior goleador do Flamengo em uma edição da competição. O Imperador também vai atingir uma marca significativa na carreira e chegar aos 200 gols como profissional. Artilheiro do Brasileirão com 19 gols, o atacante está confirmado na partida contra o Goiás, domingo, no Maracanã.

Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM

Adriano brinca com a possibilidade de chegar aos 200 gols como profissional

Dos 198 gols como profissional, Adriano fez a maioria no futebol europeu. Pelo Inter de Milão, onde jogou por seis temporadas, balançou a rede 76 vezes. Foi o clube pelo qual mais comemorou gols. Por isso, nada mais do que natural que os três mais bonitos na memória do Imperador tenham acontecido no Velho Continente.

- Quando jogava no Inter fiz um em cima do Real Madrid (foi na estreia pelo clube italiano. Adriano entrou em campo no fim da partida e cobrou uma falta com enorme violência no último minuto. A bola entrou no ângulo e garantiu a vitória no Santiago Bernabeu). Teve um também no Inter contra o Udinese (Adriano arrancou do próprio campo, deixou um zagueiro no chão com um drible, passou por mais dois e chutou na saída do goleiro), e outro muito bonito eu marquei contra o Milan quando eu jogava pelo Parma (Foi em 2003. Após cruzamento para a área, Adriano desviou de letra contra o gol de Dida e garantiu a vitória por 1 a 0) - lembra o Imperador.

O primeiro jogo de Adriano como profissional ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2000, pelo Torneio Rio-São Paulo. O atacante entrou no empate por 2 a 2 do Flamengo com o Botafogo, no Maracanã. O primeiro gol saiu logo na segunda partida, quatro dias depois. Um jogo, aliás, inesquecível para o Imperador. Ele entrou no intervalo da partida contra o São Paulo, no Morumbi, e fez um gol com menos de cinco minutos em campo. Depois deu passes para outros três gols na goleada do Flamengo por 5 a 2.

OS 198 GOLS DE ADRIANO
CLUBES GOLS

Flamengo

31

Inter de Milão

76
Parma26
Fiorentina6
São Paulo17
Seleção brasileira29
Seleção olímpica e sub-2313
* Números das estatísticas oficiais dos clubes. Não são considerados os gols de Adriano nas categorias de base.

No total, Adriano marcou até agora 31 gols em 73 jogos pelo clube do coração. E vive um momento especial na Gávea. Em abril, o atacante pensava até encerrar a carreira. Em depressão, o Imperador não tinha mais alegria para jogar. Em uma coletiva, anunciou que estava dando um tempo com o futebol. Rompeu com o Inter de Milão e abriu mão de receber cerca de R$ 15 milhões por ano. Até que surgiu a possibilidade de voltar ao Flamengo, clube que havia deixado em 2001. E a alegria retornou.

- É um momento especial, fico muito feliz por estar perto dessa marca, ainda mais no Flamengo, que é a minha casa. Pela minha caminhada neste ano, com os problemas que tive, será muito importante conseguir. Não imaginava que conseguiria tudo isso rapidamente. E talvez ainda possa me orgulhar de ser campeão e artilheiro - disse.

Além dos 76 gols pelo Inter e os 31 com o Flamengo, Adriano ainda marcou 29 vezes defendendo a seleção brasileira, 26 gols com a camisa do Parma, 17 pelo São Paulo, seis com a Fiorentina e outros 13 pela seleção olímpica ou sub-23 (quando ele já era um jogador profissional). No levantamento, não estão sendo contabilizados os gols feitos pelo atacante nas divisões de base do Flamengo e também nas seleções brasileiras de base, que o Imperador defendeu antes de se profissionalizar.

Assista à gols de Adriano neste Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário