sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Com bares temáticos, flamenguistas roubam cena na capital de Rondônia


Carrossel FLA RONDONIA (Foto: Infoesporte)A presença dos torcedores do Flamengo na região Norte do Brasil é indiscutível. Pesquisa recém realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance! constatou que o Flamengo segue sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. No entanto, não existe dados concretos do número exato de torcedores, mas basta andar pelas ruas e perceber a grande quantidade de pessoas vestindo a camisa rubro-negra. Em Porto Velho, Rondônia, a paixão vai além disso. Os torcedores expressam o sentimento de amor pelo clube carioca de uma forma diferente. O GloboEsporte.com "andou" pelos ruas da capital rondoniense e encontrou vários bares com o tema Flamengo.

Huerbson Câmara de Brito é condutor de emergência no Samu e em uma maternidade da capital rondoniense. Torcedor Rubro-negro, ele sempre sonhou em ter um bar temático do Flamengo. O sonho se concretizou, e hoje, o 100% Urubu Bar é um dos mais tradicionais da capital Porto Velho, existe há 10 anos. 

100% Urubu Bar (Foto: Hugo Crippa) 
100% Urubu Bar (Foto: Hugo Crippa)
 
- Eu sempre tive um sonho de um dia ter um bar do Flamengo. Eu saí de um emprego e casei com uma moça que já tinha um bar, aí eu falei pra ela: "Vamos montar um bar do Flamengo". A torcida é grande, sempre tive esse sonho. Fui pintando aos poucos, e aí no aniversário de cinco anos da minha filha eu inaugurei ele já todo rubro-negro. De lá pra cá, venho mantendo, hoje o Urubu Bar é conhecido tanto na cidade como no bloco Raça Rubro Negro e no Porto Fla Urubuzada, eu apoio os dois, que são os únicos blocos de carnaval de time de Porto Velho. Como este ano por conta da enchente não teve carnaval a festa ficou adiada para o meio do ano.

Huerbson tatuou na pele o símbolo do clube e o nome do bar (Foto: Hugo Crippa)A paixão é tão grande que Huerbson tatuou na pele o símbolo do clube e o nome do bar. Em dia de jogo, o bar que fica na Avenida Raimundo Cantuário, esquina com a Rua 1, fica lotado.

- Hoje em dia eu já tenho na minha agenda pelo menos uns 300 contatos daqueles clientes que participam mais e sempre estão aqui. Eu envio mensagem para eles quando tem jogo. E quando é jogo decisivo ou clássico o nosso espaço é pequeno. Não é atoa que o Flamengo é a maior do Brasil. Aqui em Porto Velho tem muitos torcedores. Na final da Copa do Brasil eu calculei umas 2 mil pessoas. Dentro do estabelecimento conseguimos concentrar umas 400 pessoas, o restante fechou a rua.

Huerbson diz ter feitos loucuras pelo clube. Até salário mínimo ele sorteou e já teve que tirar dinheiro do salário pra pagar o aluguel do bar.

- Nos finais de campeonatos eu sempre estou sorteando alguma coisa, algum brinde, camisa oficial, até salário mínimo eu sorteei aqui. Graças a Deus aqui todo mundo se respeita, não dá briga. Tem os torcedores rivais que aparecem por aqui, mas são amigos, sabem torcer.

Huerbson é dono do 100% Urubu Bar (Foto: Hugo Crippa) 
Huerbson é dono do 100% Urubu Bar (Foto: Hugo Crippa)

Maurílio Nascimento dos Santos, de 52 anos, diz ser o pioneiro nesse "negócio" de decorar o estabelecimento com as cores do Flamengo. Segundo ele, o antigo Huga Huga bar, atual Flahuga, existe há 12 anos.  

Lindomar Souza Angelim, 51 anos, é torcedor fanático do Flamengo (Foto: Hugo Crippa) 
Lindomar Souza Angelim, 51 anos, é torcedor fanático do Flamengo (Foto: Hugo Crippa)

O estabelecimento, administrada por ele e a esposa Lindomar Souza Angelim, de 51 anos, fica na frente da casa da sogra.

- Já tem 12 anos que eu tenho o bar. Eu que comecei com essa ideia, pioneiro, sempre foi neste local. A gente reuniu um pessoal pra comprar a tinta e pintar o bar. Aí ficou tudo rubro-negro.


Lindomar guarda todos os presentes do Flamengo que ganha dos clientes (Foto: Hugo Crippa)O dono do bar faz questão de guardar e expor todos os objetos do Flamengo que ganha dos clientes.

- Os torcedores, pessoal que vai pra fora trás pra mim e eu vou guardando tudo aqui no bar. Mas o bom é receber os vascaínos e botafoguenses pra gente tirar um sarro deles. Tenho um freguês vascaíno aqui que é o primeiro a chegar e sempre o último a sair. Da minha família todo mundo é Flamenguista, meu irmão, falecido, era botafoguense, mas ele não conseguiu me convencer não (risos).

Na avenida Rio Madeira, centro da capital, o bar do Cearazinho também é tradicional; existe há 10 anos. Assim como os outros, também é todo pintado nas cores vermelho e preto. O casal Maria Teresa e José Augusto, o Cearazinho, tomam conta do local. O estabelecimento fica em uma das principais avenidas de Porto Velho e ali, é possível encontrar bebidas e salgados. Nos dias de jogos os torcedores se reúnem para vibrar com o Mengão, porém, em menor quantidade. Isso porque o espaço é pequeno. Contudo, Cearazinho garante que a clientela é selecionada.

- Aqui só tem gente boa. Vascaíno não entra (risos). O Atílio já esteve aqui no bar quando a seleção Master do Flamengo veio disputar um amistoso na capital - diz orgulhoso.


Bar temático do Flamengo na Avenida Rio Madeira, em Porto Velho (Foto: Hugo Crippa) 
Bar temático do Flamengo na Avenida Rio Madeira, em Porto Velho (Foto: Hugo Crippa)


Maria Teresa, mulher de Cearazinho, explica que todo final de campeonato o churrasco é de graça para o torcedor.

- A carne é por conta da casa - disse.

José Gomes é dono do bar do Tufão (Foto: Hugo Crippa)O carismático José Gomes não foge o "ritual", também tem um bar temático do Flamengo. O estabelecimento existe desde 1987, mas ganhou as cores do Flamengo há um ano. O Bar do Tufão, como é popularmente conhecido, fica na Rua Arruda, Bairro Tancredo, Zona Leste da capital, e é ponto de encontro dos flamenguistas e amantes do carteado.

- No começo não era pintado desse jeito, era uma mercearia. Flamengo é paixão. Pintei esse ano e deu uma melhorada no movimento. O pessoal faz crítica do Flamengo, mas eu não ligo não. Torcedor do Botafogo vem bastante aqui. O pessoal costuma jogar caxeta, batida, pif-paf (jogos de carteado). Em Rondônia tem muito flamenguista, tem muito bar do Flamengo. Aqui no bairro mesmo deve ter uns três - disse.

Bar do Tufão, em Porto Velho (Foto: Hugo Crippa) 
Amigos e torcedores se reúnem para jogar cartas no Bar do Tufão, em Porto Velho (Foto: Hugo Crippa)

Um pouco mais isolado da cidade, quase na área rural de Porto Velho, Sales Ferreira da Silva, 52 anos, é o dono do "Bar do Flamengo". Sorridente e descontraído, o senhor de meia idade e cabelos brancos esbanja simpatia. Recebe seus clientes muito bem-humorado e garante que o bar existe pelo menos há 15 anos.

Sales Ferreira da Silva, 52 anos, é o dono do Bar do Flamengo (Foto: Hugo Crippa)- Tenho esse bar faz uns 15 anos. Tinha um outro bar do Flamengo também, mas o pessoal da usina me tirou de lá. Desde que eu me entendo por gente sou flamenguista. Lá na minha rua onde eu nasci todo mundo me conhece. Aqui não tem esse negócio de vira casaca em tempo ruim. Roeu o osso, tem que comer o filé também (risos).

Assim como os outros bares, o estabelecimento também é decorado nas cores do time. Além dos pôsteres das conquistas do clube, o muro de entrada tem o desenho do mascote do clube. A pintura ficou por conta do amigo, ou melhor, "amigo da onça", como ele mesmo diz:

- O meu amigo me cobrou R$ 300 pra fazer o escudo e mais o muro, que caiu depois da enchente, infelizmente. É um atrativo a mais para as pessoas virem conhecer o bar, mas acima de tudo, porque eu gosto e sou flamenguista - explica.

Desenho do Flamengo e muro que caiu depois da cheia do Rio Madeira (Foto: Hugo Crippa) 
Desenho do Flamengo e muro que caiu depois da cheia do Rio Madeira (Foto: Hugo Crippa)


Para ler mais notícias do Globo Esporte Rondônia, clique em globoesporte.globo.com/ro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário