segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ministro do Esporte contesta número de prisões após briga em Joinville


Aldo Rebelo Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico)O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reclamou, na tarde desta segunda-feira, do esquema de segurança privada contratado pelo Atlético-PR para o jogo contra o Vasco, domingo, em Joinville, quando uma briga entre torcidas no estádio deixou pelo menos quatro feridos com gravidade. Para Aldo, era necessária a presença de policiais militares na separação das torcidas.

O ministro reclamou também do baixo número de presos após a briga - só três, todos vascaínos: Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26 anos, Jonathan Santos, 29 anos, e Leone Mendes da Silva, 23 anos. Aldo Rebelo disse lamentar que o Estatuto do Torcedor não esteja sendo cumprido.

Criado em 2003, o Estatuto do Torcedor é uma lei federal que aborda temas como regulamento de competições, segurança nos estádios, acessibilidade, venda de ingressos, assistência médica e outros pontos relativos a eventos esportivos. O Estatuto do Torcedor foi reformado em 2010, com a inclusão de tópicos que tratam sobre violência.

- O Estatuto do Torcedor tem de ser aplicado. Nele já é previsto que torcedores que participam desse tipo de confusão têm de ser presos. No caso de ontem, havia razões para prender mais gente. A impunidade não pode estimular a violência - disse o ministro, que citou outras brigas entre torcidas no Brasileirão, como nos jogos entre Vasco e Corinthians em Brasília e São Paulo e Corinthians no Morumbi.

- Nas confusões recentes em São Paulo e em Brasília, também não houve prisões suficientes.

Aldo Rebelo contou ter conversado com a presidente Dilma Rousseff sobre a criação de delegacias especiais nos estádios.

- É preciso pensar numa delegacia especial para esses casos, e em juizado especial para esses casos. O Governo já está em contato com o Ministério Público para a criação disso.

O ministro falou ainda sobre a importância da presença de policiais militares dentro dos estádios. Para ele, é errado deixar a segurança apenas para empresas particulares.

- É preciso haver um entendimento geral das pessoas que organizam esses eventos de que é necessária a presença da polícia militar, destacada e fardada.

Aldo salientou que o Campeonato Brasileiro é um evento privado, e a responsabilidade tem de ser dos organizadores e dos clubes mandantes.

- Por ser um evento que atrai muita gente, acaba se tornando de interesse do setor público. Daí a necessidade de se ter a polícia por perto. Mas ela também tem um custo, e os clubes precisam ajudar com isso. No caso de Santa Catarina, a hora/homem custa R$ 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário