sábado, 14 de dezembro de 2013

Flamenguistas de João Pessoa fazem velório do vasco


Velório normalmente é sinônimo de tristeza e melancolia. Mas não para um grupo de flamenguistas de João Pessoa, ainda em festa com o título da Copa do Brasil e principalmente com o rebaixamento do Vasco da Gama. Duas torcidas organizadas do Flamengo na capital paraibana tomaram as ruas do bairro da Torre e na tarde deste sábado promoveram juntas o enterro simbólico do time da Cruz da Malta, que foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O evento foi organizado pela Fla-Nego, que é considerada uma das maiores torcidas flamenguistas fora do Rio de Janeiro, e pela Fla-Torre.

Flamenguistas em João pessoa fazem velório simbólico do Vasco (Foto: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/pb) 
Flamenguistas em João Pessoa fazem velório simbólico do Vasco (Fotos: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/pb)
 
Com direito a caixão com as cores do rival, o grupo saiu em “procissão” pelo bairro, chamando a atenção de curiosos, provocando os vascaínos e parando o trânsito em alguns trechos da cidade. A curiosidade é que estava previsto também o enterro do Fluminense, mas diante da possibilidade de virada de mesa que pode beneficiar o Tricolor, o time das Laranjeiras acabou sendo poupado.

Foi uma festa, ao som de marchinhas de carnaval e de muita música. Os torcedores flamenguistas se concentraram em um bar no bairro da Torre, “velando” um boneco que simbolizava o torcedor vascaíno. No fim da festa, inclusive, o boneco foi “enforcado” numa árvore e colocado no caixão, que ficou exposto para que todo mundo que passasse visse o que os flamenguistas chamaram de “fim do vasco”.

Segundo o presidente da Fla-Nego, Rogeraldo Campina, a expectativa agora é que o rival não volte nem tão cedo para a elite do futebol nacional.

Flamenguistas em João Pessoa fazem velório simbólico do Vasco (Foto: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/pb) - O enterro é primeiro uma comemoração. E depois uma festa de expectativas. Esperamos que o Vasco continue na segunda divisão por muito tempo. Porque é lá o lugar dele - declarou aos risos.

Depois, ele ainda aproveitou o momento para tirar um sarro do arquirrival, dizendo que o rebaixamento do vasco também tem um lado negativo.

- Nem tudo é alegria. Como o vasco não está mais na primeira divisão, o Flamengo vai deixar de garantir seis pontos no Brasileirão. Porque contra o vasco a vitória é sempre certa - brincou Rogeraldo.

 A confraternização uniu outros algozes do Vasco. Vilma da Silva vestia a camisa de outro rubro-negro, o Atlético-PR, responsável por rebaixar o Vasco após a vitória por 5 a 1 sobre o clube cruzmaltino, na última rodada do Brasileirão. O Furacão, inclusive, foi derrotado pelo Flamengo na final da Copa do Brasil, quando o Urubu se sagrou campeão após vitória por 2 a 0 no Maracanã. Mas para Vilma, aquele era um momento de união das duas torcidas.

- Eu tinha que vir para a festa com a camisa do Atlético, pois foi ele quem derrubou o vasco para a segunda divisão. Então a festa também é nossa - falou rindo.

A procissão começou puxada por uma banda de flamenguistas, ao som da marcha fúnebre. Mas a tristeza rapidamente saiu de campo e foi substituída pelo ritmo das marchinhas de carnaval.

Flamenguistas em João Pessoa fazem velório simbólico do Vasco (Foto: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/pb) Os torcedores logo entraram no mercado da Torre, despertando ainda mais a curiosidade dos comerciantes, que paravam suas atividades para ver a festa. Foi lá que dona Maria das Neves se juntou à multidão. Aos 76 anos, ela dançou, brincou e achou graça em todo o movimento. Mas confessou que nem time tem.

- Não torço para time nenhum. Só entrei na festa para brincar mesmo - revelou.

Em um momento, a “caravana” parou bem em frente a uma loja cujo dono era um torcedor do vasco. O comerciante Arimateia Alves se declarou “um tanto envergonhado”, mas sorria para os amigos flamenguistas. Ele aceitou bem a brincadeira, mas prometeu vingança.

- Como o Vasco foi rebaixado, a gente tem que aguentar.  Mas espera o vasco se recuperar que tem volta. Aguardem - resumiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário