domingo, 14 de julho de 2013

Vitória no clássico e saída do Z-4 aliviam Mano: ‘Fomos superiores’

vco 0 x 1 flamengo evolução Flamengo domina Vasco, vence com gol
de Paulinho e deixa rival na zona de risco
ALIVIADO (Jorge William/Agência O Globo) 

 Três pontos e um salto. A vitória sobre o Vasco neste domingo, por 1 a 0, em Brasília, serviu de trampolim para o Flamengo na tabela do Brasileirão. O Rubro-Negro saiu da 18ª posição, na zona de rebaixamento, para a 11ª, com nove pontos. Satisfeito com a aplicação tática do time contra o rival, Mano Menezes saiu do estádio Mané Garrincha contente pela atuação, aliviado, mas com empolgação contida. Segundo ele, ainda há muito a fazer.

- Precisamos dar um passo de cada vez, firme, consistente, acho que a equipe fez isso hoje. E depois que nos sentirmos confiantes poderemos exigir mais. Não adianta querer acelerar. Temos um grupo jovem, um time jovem, que ainda toma decisões precipitadas na última bola. Mas um grupo de jogadores com doação. Taticamente a equipe foi cumpridora do que precisávamos fazer. Cedemos muito pouco ao adversário. Hoje, tínhamos de ganhar do Vasco. Fomos superiores para sermos merecedores da vitória – disse.

Com a costumeira classe, Mano foi irônico durante a entrevista. Se disse aliviado com a vitória e citou Joel Santana, que treinou o Flamengo no ano passado e hoje está desempregado.

- Alívio geral. Essa semana assisti ao Joel Santana dizendo em uma entrevista que mirava a parte de baixo da tabela. Melhor a gente sair logo, já que tem tanta gente competente (risos).

Na avaliação do treinador, o Flamengo começa a entrar numa fase positiva e de ganho de confiança.

- O importante é o momento. Se colocarmos aí os últimos nove pontos, a equipe fez sete dentro do campeonato. Iniciou muito mal, mas vem apresentando significativa melhora. Futebol é como você se comporta no momento. Isso vai dar confiança maior, a gente ainda sofre um pouco para jogar, isso cria um desgaste físico maior, você termina o jogo mais esgotado. O fato de a vitória ter sido no clássico é muito mais coincidência. Ela viria. Esteve muito próxima contra o Coritiba (empate por 2 a 2, também em Brasília). Hoje, veio se confirmar nos números do placar, mas a evolução da equipe nos deixa confiantes.

A delegação rubro-negra volta ao Rio na manhã desta segunda-feira. Na chegada, os atletas serão liberados e voltam a treinar na tarde de terça, no Ninho do Urubu. À noite, o time viajará para Volta Redonda, local do jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o ASA-AL. O próximo jogo pelo Brasileirão será no domingo, contra o Inter, em Caxias do Sul.

Mano, que não pretende poupar ninguém contra o ASA apesar da vantagem de 2 a 0 do primeiro jogo, contém qualquer sinal de empolgação com a melhora do time.

- Disse ao torcedor que era uma situação transitória. No início do campeonato, de nove pontos, fizemos um (na verdade foram dois). Sair dessa situação é importante. Teremos oscilações, nós carregamos um caminhão de brita e tem outro para carregar ou na quarta ou no outro fim de semana. Temos que ter calma. É assim que os jovens vão encontrar o ambiente favorável para crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário