sexta-feira, 19 de julho de 2013

Arisco, Bruninho treina como titular do Flamengo e se destaca

Mudam as peças, mas a estrutura continua a mesma. Mano Menezes mantém a opção de mexer o mínimo possível no time titular do Flamengo e tudo indica que será assim na partida contra o Inter, domingo, pela oitava rodada do Brasileirão. Na manhã desta sexta-feira, o técnico realizou um treino tático no Ninho do Urubu e as duas mudanças que fez foram por problemas médicos. Sem o volante Cáceres e o meia-atacante Gabriel, machucados, Diego Silva e Bruninho foram os escolhidos. E o segundo foi o destaque com velocidade e disposição. Mano interrompeu a atividade em vários momentos para orientar a saída de bola e o posicionamento dos titulares. Poupados contra o ASA-AL, quarta-feira, pela Copa do Brasil, Léo Moura e Carlos Eduardo treinaram normalmente e também foram bem. Outro que se destacou foi Paulinho, autor do único gol. 

Bruninho, que estreou bem contra ASA e deu a assistência para o segundo gol da vitória por 2 a 1, foi escalado bem aberto pela direita. Os outros três homens de frente permaneceram em suas posições, com Paulinho aberto pela esquerda, Carlos Eduardo livre para se movimentar, e Marcelo Moreno como referência. Mano preocupou-se em orientar o volante Diego Silva, substituto de Cáceres. Ele fica responsável principalmente pela cobertura do lado direito, nas costas de Léo Moura. Léo, aliás, subiu várias vezes ao ataque durante o treino e tentou jogadas com Bruninho e Carlos Eduardo pela direita. Mano também deu atenção a João Paulo na lateral esquerda. Em breve, o setor será ocupado por André Santos, contratado por dois anos. Ele tem apresentação prevista para segunda-feira. 
   
Bruninho flamengo treino (Foto: Richard Souza) 
Bruninho foi bem em treino e deve ganhar a vaga no time titular do Flamengo (Foto: Richard Souza)

Assim como no jogo contra o ASA, Bruninho chamou a atenção pela correria e força física contra os marcadores. Em alguns momentos do treino, roubou bolas e iniciou contra-ataques. Também apareceu para concluir na área, mas o chute parou no pé direito de Paulo Victor, que fez bonita defesa. Outro que também teve chance durante o treinamento foi Paulinho. Lançado na entrada da área, driblou um marcador, ficou de frente para o goleiro, mas chutou para fora. Após a jogada, Mano deu um recado:

- Não teremos muitas oportunidades no domingo. Temos que aproveitá-las! É como no jogo – gritou, do centro do campo.

Em determinado momento, Mano conteve o ímpeto de Bruninho, que tocou para Léo Moura no meio-campo e disparou para receber na frente.   

- Calma, Bruninho, calma.
DIego Silva flamengo treino (Foto: Richard Souza)
Na sequência do lance, o camisa 28 foi liberado para atacar.

- Agora, Bruninho, faz o que tem que fazer!

Após uma boa jogada trabalhada do time, que terminou com um cruzamento muito forte de Carlos Eduardo, o treinador elogiou.

- Boa, Carlos! Boa! Mais dentro do gol só.

Pouco depois, Cadu achou a medida certa. Lançou Paulinho na esquerda, e o atacante não vacilou desta vez. Com calma, entrou na área e bateu colocado para fazer o gol.

O time titular treinou com Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Diego Silva, Elias, Bruninho e Paulinho; Carlos Eduardo e Marcelo Moreno. Os reservas tiveram Paulo Victor, Digão, Renato Santos, Samir e Ramon; Amaral, Val, Mattheus e Rodolfo; Nixon e Hernane.

                                                    DIego Silva também deve ser titular contra o Inter (Foto: Richard Souza)

Na entrevista coletiva após o treino, Mano confirmou que Diego Silva será o substituto de Cáceres, mas disse que ainda tem dúvidas se escala Bruninho ou Val no lugar de Gabriel. Como já testou o volante mais vezes, decidiu observar melhor o meia-atacante. O técnico gostou, mas disse que ainda não se decidiu.

-  Ainda não saiu a escalação do jogo. No treinamento utilizei o Bruninho para manter muito do que a gente vem fazendo nessa esquematização tática. No jogo passado, trabalhamos com o Val por dentro, mudou o meio-campo. Dei mais sustentação para o tripé de meio-campo. Queria ver como a equipe se comportava com o Bruninho. É  a primeira vez que ele vai fazer essa função, é diferente do que foi no jogo. A gente precisa ver, temos poucas amostragens, no jogo a intensidade é diferente. Gostei do comportamento do treinamento, mas ainda vou tomar essa decisão amanhã.

A chance de escolher Bruninho é grande, já que Mano não precisaria mudar o posicionamento de Carlos Eduardo. É um ponto que o treinador vai levar em consideração.

- A escolha do Bruninho para treinar é porque mexe menos no jeito de jogar da equipe, na sistematização da equipe. Carlos Eduardo rende mais na função que fez contra o vasco, na aproximação de Moreno, sem que tenha de fazer tanto o flanco. Não é jogador com força física para pegar passagem lateral a todo momento. Se faço isso, perco a capacidade dele de trabalhar a bola, de armação de jogo.

Inter e Flamengo se enfrentam no estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 16h (de Brasília). O Colorado tem 12 pontos e está em quinto na tabela. O Rubro-Negro, com nove, é o 11º.


Nenhum comentário:

Postar um comentário