quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Da ebulição à calmaria aparente: Fla vive extremos em pré-temporadas


Dos grandes times cariocas, o Flamengo é o único que realiza toda a pré-temporada em casa, mesmo que ela ainda esteja em construção. Em 2013, a diretoria mudou, os muros do Ninho do Urubu cercam o time, e os primeiros dias de treinamentos só lembram os do ano passado pela ausência de reforços e pagamentos pendentes. O ambiente atual, porém, é de paciência e mais calmaria. Em 2012, em Londrina, no Paraná, e em Sucre, na Bolívia, com Vanderlei Luxemburgo de treinador e o clube comandado por Patricia Amorim, o clima era de apreensão, guerra fria entre o técnico e Ronaldinho Gaúcho, jogadores ressabiados fazendo voto de silêncio e o racha entre comissão técnica e diretoria, especialmente com o ex-vice de finanças Michel Levy.

jogadores flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Jogadores do Fla na pré-temporada 2013: até o momento, tudo calmo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
 
Na pré-temporada há um ano, o time foi para um hotel na cidade do interior paranaense e treinava nos campos do Londrina, clube do empresário Sergio Malucelli, amigo de Luxa. Até então, o único reforço era o lateral-esquerdo Magal. Pouco depois, chegou o atacante Itamar, e a dupla contratação mereceu até paródia de uma famosa música de Sidney Magal.

Durante os dias de preparação, alguns jogadores – como Ronaldinho Gaúcho, Alex Silva e Deivid – viviam com atraso de pagamentos. Alguns reclamaram, o vice de finanças Levy tentou negar a crise e detonou a bomba ao dizer que as reclamações partiam de “um ou dois marqueteiros fazendo barulho”.

No dia seguinte, os jogadores – grande parte ainda integra o elenco atual – se recusaram a dar entrevistas.  Luxa saiu em defesa do grupo e atacou Levy. 


O caldo quente entornou de vez quando Vanderlei deu de cara com Ronaldinho Gaúcho em atitude e horário suspeitos no hotel que servia de concentração para o Rubro-Negro. Descobriu que o jogador passara a noite em um quarto acompanhado de uma mulher e pediu a diretoria que tomasse uma medida enérgica. Mas o ex-camisa 10 foi apenas advertido.

O ambiente interno era de tensão. Para piorar, o diretor da época, Luiz Augusto Velloso, e o gerente Isaías Tinoco mal se falavam.

Em 15 de janeiro, horas antes de o Flamengo enfrentar o Corinthians em um amistoso em Londrina, Ronaldinho demorou mais do que o normal para descer do ônibus. Na chegada ao Estádio do Café, o camisa 10 falava ao telefone com a presidente Patricia Amorim. As pendências financeiras e a crise com Luxemburgo eram o tema da conversa. Do outro lado da linha, Patricia prometera que Luxa não teria vida longa no cargo.

De Londrina para a Bolívia, o Flamengo não deixou os problemas pelo caminho. Alex Silva, sim. Insatisfeito com o atraso no pagamento de luvas, o zagueiro decidiu abandonar a concentração no dia da viagem a Sucre.

- O que me motivou foi a nova administração, com os profissionais que estão aqui no Flamengo. Tive uma conversa com todos eles, que demonstraram que desejam voltar a fazer do Flamengo um clube grande. Até porque, dos clubes que eu vim, as coisas eram corretas, eram verdadeiras e me acostumei com isso. Aqui, na outra passagem, eu não encontrei isso - afirmou Alex Silva, na segunda-feira.

Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Já desafetos, Luxa e Ronaldinho posam sorridentes na Bolívia em 2012 (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
A preparação do Flamengo para o primeiro jogo da pré-Libertadores contra o Real Potosí foi tranquila. Vanderlei Luxemburgo passou a evitar comentar o risco de demissão e os problemas com Ronaldinho e dedicou-se intensamente ao trabalho para a jogo a quatro mil metros de altitude.

Durante a passagem pela Bolívia, uma foto foi arquitetada para tentar diminuir o peso da guerra entre o craque e o técnico. Luxa e R10 posaram para o fotógrafo do clube sorridentes e abraçados na concentração. Dias depois, em 2 de fevereiro, Luxa foi demitido e o começo de ano turbulento teve consequências durante toda a temporada.

Em 2013, calmaria e paciência. Por enquanto

A decisão de fazer a pré-temporada de 2013 no Ninho do Urubu foi de Dorival Júnior e de Zinho, diretor de futebol até o fim do mês passado. A chegada de Paulo Pelaipe e da nova diretoria não alterou o planejamento, já que o treinador foi mantido no cargo. Na reapresentação do grupo, na quinta-feira passada, uma reunião com os novos dirigentes abordou as pendências financeiras com os atletas. Ficou a promessa da direção: o acerto das contas é prioridade, até mais do que reforçar o time.


Eduardo Bandeira reapresentação Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Nas entrevistas, jogadores como Renato, Léo Moura, Felipe e Ibson demonstram tranquilidade. O discurso é de confiança na nova gestão para que os problemas sejam resolvidos. O grupo, pelo menos por enquanto, foge de polêmicas.

- O primeiro contato foi bastante válido, a impressão foi boa. Que eles possam cumprir o que prometerem. Estamos iniciando o ano, está tudo muito calmo, muito morno. Temos que trabalhar e fazer uma boa pré-temporada para que tudo possa correr tudo bem – disse o volante Ibson.

Fora de campo, a diretoria tenta a contratação de dois ou três reforços para a disputa do Campeonato Carioca.

Pelaipe, Bandeira de Mello e Wallim falam com o grupo e pedem paciência com atrasos salariais (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)


Nenhum comentário:

Postar um comentário