quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vice-governador do Rio afirma que obra do Maracanã chegou aos 75%



A reforma do Maracanã para a Copa do  Mundo de 2014 chegou a 75% de sua conclusão. A informação foi divulgada pelo vice-governador do Rio de Janeiro e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, nesta quinta-feira em São Paulo, durante evento da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), no Museu do Futebol, em que o estádio foi confirmado como uma das seis sedes da Copa das Confederações de 2013.

obras Maracanã Copa do Mundo 2014 (Foto: Marcelo Sayão / EFE) 
Obras de reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 segue avançada (Foto: Marcelo Sayão / EFE)

O índice também foi destacado pelo presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), órgão da Secretaria estadual de Obras, Ícaro Moreno Júnior, no Maracanã, ao fim do último treinamento dos 25 alpinistas profissionais que vão auxiliar na montagem da nova cobertura, a partir do final do mês.

- Nesses últimos três meses e 20 dias, vamos trabalhar em ritmo ainda mais intenso para cumprir esses últimos 25% das obras. Teremos de executar algo em torno de seis a sete por cento por mês e vamos fazer. Nesta etapa, sem dúvida alguma, o nosso maior desafio será o içamento e montagem da nova cobertura.

Pezão garantiu que o governo do estado está empenhado em cumprir todos os requisitos para tornar o Maracanã numa arena moderna, segura e confortável, de acordo com o padrão exigido pela Fifa.

- Além de atender às exigências da Fifa para a Copa do Mundo, a reforma vai adequar o estádio às normas do Comitê Olímpico Internacional (COI), para receber abertura e encerramento e competições das Olimpíadas de 2016. Tenho certeza de que o Maracanã será um dos estádios mais modernos e confortáveis do mundo.

obras cobertura Maracanã Copa 2014 (Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo)
 Nos próximos dias, a estrutura metálica que vai sustentar a cobertura começará a ser içada. O processo deverá ser concluído em cerca de 20 dias. A partir daí, entra em ação uma equipe de 25 alpinistas especialmente treinada para, com o apoio de guindastes, ajudar no ajuste das peças dos cabos de aço nos pontos mais altos e críticos da estrutura metálica e na colocação da lona de teflon e fibra de vidro. A lona terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir cerca de 76 mil dos mais de 79 mil assentos.

Do total de alpinistas profissionais, 17 são operários - entre caldeireiros, montadores, mecânicos e pintores - capacitados especialmente para a função. Os demais já eram especialistas. Os alpinistas já estão em atividade no estádio. Trabalhando a cerca de 30 metros de altura, distância compreendida entre o solo e o teto do estádio, seguros por cordas e outros equipamentos de segurança, eles se consideram bem preparados para a missão, confiantes nas técnicas aprendidas e aperfeiçoadas em meses de treinamentos.

O presidente da Emop classifica como um desafio à engenharia brasileira o domínio da tecnologia de instalação de cobertura de lona tensionada em estádios de futebol.

- É uma coisa inédita no país. As peças são importadas e o método de montagem é alemão. Tivemos de agregar tudo isso, com a assistência de engenheiros alemães, evidentemente. Mas, sem dúvida, é uma grande aula de engenharia para nós, engenheiros brasileiros. Inclusive, estudantes de Faculdades de Engenharia vão vir no fim deste mês aqui para conhecer de perto esta tecnologia.

O diretor do consórcio executor da reforma, Claudio Casares, explicou que a decisão de usar alpinistas profissionais na montagem da cobertura levou em conta a complexidade operacional no Maracanã, onde a estrutura terá um vão coberto de 68,4 metros de extensão.

- Durante o planejamento da obra, vislumbramos a necessidade de ter este tipo de mão de obra especializada, devido à impossibilidade de ter dois guindastes ocupando o mesmo espaço. Por isso, contratamos profissionais experientes no mercado, mas, em razão da necessidade de um número maior desses especialistas, decidimos qualificar operários da própria obra que se adequassem ao tipo de serviço, fizemos uma seleção e formamos 17 pessoas que poderão exercer esta profissão pelo resto da vida - afirmou Casares.

Os alpinistas se dividem em três níveis: o 1 executa os serviços, o 2 fiscaliza as atividades e faz os relatórios das atuações de cada um e o 3 é exercido por um supervisor de acesso por cordas.

As informações são da Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário