terça-feira, 15 de novembro de 2011

Grupo divide responsabilidade e defende R10 por altos e baixos

Vanderlei Luxemburgo tem repetido sistematicamente que ele e os jogadores mais experientes do Flamengo precisam chamar a responsabilidade na reta final do Campeonato Brasileiro. O técnico cita sempre Ronaldinho e Thiago Neves, os principais nomes do grupo. Mas o camisa 10 não vive um bom momento. Na derrota por 2 a 0 para o Coritiba, domingo passado, foi figura apagada no Couto Pereira. Nem mesmo na goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, na rodada anterior, ele apareceu. Enquanto Deivid, Thiago Neves, Thomás e Muralha se destacaram, o craque teve um dia de coadjuvante no Engenhão - participou apenas do segundo gol, cobrando escanteio.

R10 perdeu o posto de artilheiro da equipe na temporada e no Brasileirão. Em 48 jogos até aqui (24v/17e/7d), fez 20 gols, sendo 13 no nacional. Thiago Neves e Deivid têm 21 cada e são os goleadores do time em 2011. No campeonato, o atacante tem 15 e o meia, 12. O último gol de Ronaldinho foi no empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, no dia 21 de setembro. De lá para cá, passou em branco em seis partidas. Além disso, o atacante recebeu dez cartões amarelos e um vermelho no Brasileirão.

Os companheiros tratam os altos e baixos do Gaúcho com naturalidade e lembram que a cobrança sobre o camisa 10 é sempre intensa.

- Todos esperam muito dele. Sabemos da qualidade que ele tem, a diferença que ele faz. Eu tenho como argumento dizer que o Ronaldo vai dar as vitórias, mas as derrotas também vão acontecer. Quando conseguimos as vitórias, tudo fica uma maravilha, o jogador se destaca. Quando existe a derrota, é contestado. Além de um jogador, temos mais dez e mais três para entrar. O Flamengo não pode depender de uma pessoa. O Ronaldo nos ajudou muito e tem ajudado. Não tem feito gols, mas não precisa fazer gols para jogar bem. O grupo é um só, não podemos criticar alguém por uma fase ou outra – disse o meia Renato.

O Flamengo está em sexto na tabela, com 55 pontos, e deixou a zona de classificação para a Libertadores após a derrota para o Coxa. Assim como o Rubro-Negro, o craque também perdeu posições na disputa do Troféu Armando Nogueira, prêmio dado ao jogador de melhor média do Campeonato Brasileiro, de acordo com as notas de comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM - ele recebeu nota 4 pelo desempenho apagado no Couto Pereira. R10, que foi líder geral na maior parte da competição, já tinha perdido a primeira colocação para Neymar. Agora, caiu para quarto, ultrapassado pelo cruzeirense Montillo, que não jogou, e por Júlio César, atacante do Figueirense. Renato acha que é só uma fase difícil.

- O Flamengo já venceu com ele brilhando, mas sem fazer gol. Num dia iluminado, fazendo gols, é melhor. Mas o importante é se doar para a equipe. Ronaldo é muito importante dentro do grupo, fazendo gol ou não. Ele tem nome, histórico imenso, então esperamos muito. Mas não podemos esperar de um jogador só.

O goleiro Paulo Victor, que será titular contra o Figueirense por conta da suspensão de Felipe, diz que mesmo sem estar 100% Ronaldinho incomoda os rivais.

- É certo dizer que o Ronaldinho faz a diferença, chama o adversários, faz o jogo ficar diferente, o técnico adversário se preocupa com ele. O Ronaldinho é cobrado por tudo que ele foi. Ele sabe disso, sabe que dependemos muito dele, da importância que tem para o grupo. Quando ele está inspirado, o Flamengo rende muito mais. A postura dele também é um diferencial, mas não é todo mundo que joga todos os jogos bem.

Nesta terça-feira, o grupo rubro-negro voltou aos treinos. Ronaldinho foi a campo, algo raro no retorno da folga, participou de uma roda de bobo com os demais titulares e correu em volta do gramado. O jogo contra o Figueirense será na quinta-feira, no Engenhão, às 20h30m (de Brasília). Os catarinenses são adversários diretos e estão quarto, com 56 pontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário