terça-feira, 15 de novembro de 2011

Diário de bordo: Missão de Paz chega à Guiné Bissau e descobre o Flamengo de lá


15 de novembro de 2011, Bissau-Guiné Bissau
 
A série de reportagens do Esporte Espetacular que está percorrendo as Missões de Paz pelo mundo continua a pleno vapor. Neste momento, o repórter Régis Rosing, o produtor/editor Rafael Freitas e o repórter-cinematográfico Marcelo Bastos estão na África, produzindo reportagens na Guiné Bissau. E nesta terça-feira, data em que o Flamengo completa 116 anos de existência, nossa equipe descobriu que também existe um Flamengo no país africano. E foram eles que ganharam os presentes neste aniversário rubro-negro.

A Guiné Bissau, de colonização portuguesa, é um dos mais pobres do mundo, com expectativa de vida de apenas 46 anos, e é constantemente assolado pela instabilidade política, golpes de estado e assassinatos de autoridades. Por isso a ONU mantém na capital Bissau um escritório de acompanhamento da situação do país ao mesmo tempo em que desenvolve ações sociais e de educação.

Na Guiné também tem Flamengo!

O Brasil tem importante participação nessa tarefa. Aqui estão muitos brasileiros trabalhando para melhorar a vida da população local. Policiais, professores e jovens voluntários que atuam em diversas áreas. Ontem nossa equipe visitou uma dessas iniciativas, o Flamengo da Tchada. Há dois anos, o voluntário brasileiro Ricardo Amaro veio para a Guiné trabalhar no desenvolvimento do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e foi morar em um dos bairros mais pobres da Guiné Bissau – a Tchada. Lá fez muitos amigos e foi bem recebido. Em geral o povo da Guiné adora o contato com brasileiros, mas faltava algo na comunidade: um time de futebol. Flamenguista doente, Ricardo não teve dúvidas, juntou a molecada e fundou o Flamengo da Tchada. Pediu que o próprio pai comprasse camisas no Brasil e as mandasse para a África. Assim começou a treinar e a empolgar a comunidade com as camisas do Flamengo, que iam chegando pelo correio.

Em pouco tempo o time já tinha treinador e uma equipe dedicada e completa. Passou a disputar os campeonatos de bairro e há poucos meses o Flamengo da Tchada conquistou o seu primeiro título. Foi campeão do primeiro Campeonato de Futebol organizado pela ONU, enfrentando equipes mais antigas e tradicionais da cidade. A equipe do Esporte Espetacular entrou em contato com a diretoria do Flamengo, do Rio, antes da viagem para a Guiné Bissau, contou a história do Rubro-negro da Tchada e sensibilizou a presidente Patrícia Amorim que, além de enviar brindes e um jogo de uniformes completo para o time, ainda gravou uma mensagem de vídeo para a comunidade.

Nossa equipe ficou com a certeza de que não é preciso muito para melhorar a vida das pessoas. Os pequenos gestos e a generosidade podem realmente transformar a realidade. Para uma população que se sentia excluída e esquecida pelo resto do mundo, o futebol, o Flamengo e o Brasil fizeram ressurgir a alegria e a esperança.

- Você não tem ideia do que isso significa para a Tchada, eles nunca tiveram nada parecido com isso, nunca tiveram atenção nenhuma. Com certeza o dia de hoje será lembrado por muitos e muitos anos! – disse emocionado Ricardo Amaro.

Essa reportagem completa você vai acompanhar no Esporte Espetacular dentro de algumas semanas. Nossa equipe se despediu da comunidade aos gritos dos moradores: “Viva o Flamengo! Viva a Tchada!”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário