segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Porto feliz: a casa do Flamengo neste início de ano

Campeão nacional e estadual, o Flamengo se reapresenta na terça-feira na Gávea para iniciar os trabalhos para a temporada 2010. O time rubro-negro fica no clube até quarta-feira, quando viaja para o interior de São Paulo, onde fará sua preparação para o resto do ano. A pré-temporada será realizada na Academia Traffic de Futebol, em Porto Feliz, de quinta-feira, dia 7, até a outra sexta, dia 15.

A delegação rubro-negra embarca para Porto Feliz na quarta-feira, dia 6, após treinar à tarde na Gávea, sem muitas novidades. O Flamengo não contratou nenhum jogador para a nova temporada, e deve contar apenas com o retorno de alguns atletas que estavam emprestados a outros clubes, como Obina, Egídio e Paulo Sérgio. Alguns jogadores, no entanto, estão de saída do clube e suas reapresentações ainda não estão confirmadas. São os casos de Diego, Maxi, Fabrício, Zé Roberto, Everton e Alex Cruz.

A importância de uma pré-temporada realizada com excelência é ressaltada por todos os especialistas do futebol e tornou-se uma grande preocupação da diretoria rubro-negra. Na vitoriosa temporada de 2009, o time se preparou na Granja Comary. Neste ano, como o Estadual começa mais cedo, a pré-temporada do Flamengo terá duas partes: a primeira em Porto Feliz, até o dia 15, e depois da estreia no Carioca, no dia 17, contra o Caxias, o time segue para Volta Redonda, onde se prepara até o jogo contra o time da casa no dia 22.

O Estádio Raulino de Oliveira já é um velho conhecido da torcida rubro-negra, mas a Academia Traffic não. Situada em Porto Feliz, a 100 km de São Paulo, é a casa do Desportivo Brasil e conta com sete campos, alojamento para 144 atletas e uma infra-estrutura invejável. A Academia ocupa uma área de 156 mil m² às margens da Rodovia Marechal Rondon. São cinco campos oficiais e dois para treinamentos específicos, construídos com os mais modernos recursos tecnológicos, inclusive drenagem e irrigação automática.

O prédio central da Academia, com mais de 4 mil m² de construção em dois pavimentos, acomoda confortavelmente 144 atletas e 48 membros das comissões técnicas e tem áreas de convivência e de lazer separadas para os amadores e os profissionais, com salas de jogos, de tevê e de computadores. No prédio central, funciona um moderno centro de condicionamento e recuperação física. A academia conta com equipamentos de última geração funciona em conjunto com as salas dos médicos, dos fisioterapeutas e dos fisiologistas. O conjunto conta também com piscina coberta e aquecida e unidade de crioterapia.

A cidade de Porto Feliz, onde está situada a Academia Traffic, nasceu na margem esquerda do rio Tietê em um lugar que os indígenas nativos chamavam de Araritaguaba ('lugar em que as araras pousam para comer', em tupi). O mais antigo registro conhecido do local é de 1693 e refere-se a uma fazenda de Antonio Cardoso Pimentel que originou o povoado. Um decreto de 13 de outubro de 1797 elevou o povoado à categoria de vila e mudou o nome para Porto Feliz.

A cidade tem uma economia diversificada baseada na agricultura e em pequenos e médios estabelecimentos industriais. Na zona rural da cidade, observamos o predomínio da monocultura da cana-de-açúcar. Aproximadamente 110 indústrias estão instaladas no município. As que mais se destacam são: as metalúrgicas, as químicas, as de papel e papelão e as têxteis. A localização do município privilegia a instalação de indústrias. Situado a 110 km da região metropolitana de São Paulo, é beneficiado por importantes rodovias, como a Marechal Rondon.

Porto Feliz possui tradição na pecuária, principalmente a de gado de corte, não se esquecendo da produção de leite. Destaca-se também a criação de eqüinos com vários haras e uns dos maiores centros de treinamento da América Latina, situado no Bairro Tabarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário