segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Há 28 anos, Flamengo conquistava a Libertadores

Tudo aconteceu no dia 23 de novembro de 1981, no terceiro confronto com a equipe do Cobreloa, do Chile. Depois de vencer no Maracanã, por 2 a 1, e perder em Santiago, por 1 a 0, o Flamengo teve que disputar com o Cobreloa um jogo extra, em um país neutro - o palco escolhido foi o místico estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, num jogo realizadado numa segunda-feira.

Sem poder contar com Lico, lesionado por causa das agressões dos chilenos, Paulo Cesar Capergiani formou a equipe Leandro no meio e Adílio na função de Lico. O time que entrou o gramado, com a bandeira uruguaia nas mãos, formou com Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Leandro, Andrade, Zico, Tita, Nunes (depois Anselmo) e Adilio.

E os brasileiros fizeram prevalecer seu melhor futebol. Com dois gols de Zico, o Flamengo derrotou o Cobreloa e finalmente chegou ao topo da América, ganhando até então seu título mais importante, o da Libertadores da América. Triunfo que credenciou o clube para disputar o Mundial, no Japão, com o campeão europeu, o Liverpool - jogo que entraria para a história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário