sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sul-Minas avança, mas dupla Fla-Flu não confirma presença no torneio


Os dirigentes dos clubes interessados no possível retorno da Copa Sul-Minas voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. Representantes de Atlético-PR, Coritiba, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG e dos quatro times de Santa Catarina na Série A, além do Flamengo, estiveram presentes. Peter Siemsen, presidente do Fluminense, está de férias e seria representado pelo vice-jurídico do clube, que cancelou a ida instantes antes do embarque ao Sul do país porque soube de um problema de saúde de um familiar próximo.

As equipes buscam agora uma forma de montar juridicamente a competição e pensam na criação de associação. Os dois clubes cariocas ainda não confirmaram a participação no torneio, caso ele seja realmente realizado. Se confirmada a presença da dupla Fla-Flu, o torneio deve assumir outro nome. A intenção é vender a competição para algum patrocinador. Mentor do projeto, o vice-presidente do Coritiba, André Luiz Macias, foi nomeado o coordenador do grupo e responsável para buscar os parceiros.

Reunião Copa Sul-Minas  (Foto: João Lucas Cardoso) 
Reunião sobre a Copa Sul-Minas foi realizada na Federação Catarinense de Futebol (Foto: João Lucas Cardoso)
 
A competição teria 14 clubes, com três representantes de Paraná, Minas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da dupla Fla-Flu. Uma hipótese de classificação seria a de dois clubes pelo ranking da CBF e uma pelo estadual, com dois grupos de sete clubes. Seriam 18 datas ao todo, com a final em um jogo, em uma cidade pré-definida. Uma nova reunião está marcada para o dia 7 de agosto, na Arena do Grêmio, e há a expectativa de que no encontro possa ser apresentado o estatuto, o regulamento, calendário e retornos financeiros aos clubes. 

De acordo com o diretor-geral do Flamengo, Fred Luz, a participação da equipe carioca não está garantida. Há ainda um entendimento de que é prematuro tomar qualquer atitude, mas que a competição é vista com bons olhos.

Reunião sul-minas Delfim Pádua Peixoto (Foto: João Lucas Cardoso)- O Flamengo ainda não confirma que vai participar, mas vê com bons olhos a montagem da competição, só que ainda está cedo para decidir se vai participar. Faltam muitos passos ainda, a definição de estrutura, regulamento, calendário. Ainda há uma agenda, mas sem definição. Vão haver mais conversas, com certeza - falou Fred.

Para a realização da competição, existem três patrocinadores mapeados e que serviriam de suporte. Caso Flamengo e Fluminense participem, o torneio ganharia status de importância superior às Copas Verde e do Nordeste. Os cariocas são considerados a cereja do bolo.

- É a volta da Sul-Minas, que foi um torneio que aconteceu anos atrás. Agora querem reviver e começar tudo do zero, então estamos montando, mas há dois clubes que não pertencem à Sul-Minas, o Flamengo e Fluminense. Os demais clubes aceitaram a participação e eles vão resolver os eventuais problemas com a Federação Carioca. Esse seria um torneio com 60% dos clubes da Série A e formaria a copa mais forte do Brasil - falou Delfim Pádua Peixoto Filho, presidente da FCF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário