quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lesões, CT, mea culpa no Carioca... Luxa faz análise do Flamengo 2015

O Flamengo está a 11 dias da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, e terá dias agitados até o confronto. No sábado, a equipe, que vem fazendo treinamentos em tempo integral, viaja para Juazeiro do Norte, onde fará um amistoso contra o Icasa, no mesmo dia. Depois, no início da semana que vem, a delegação vai para Atibaia, mesmo lugar em que o time fez a pré-temporada. O período será importante para o descanso e o envolvimento do grupo, de acordo com Vanderlei Luxemburgo, que viu a necessidade de sair da cidade já que, em sua visão, o Ninho do Urubu "ainda é acanhado".

- Precisávamos direcionar o trabalho, sentar para conversar, arranjar uma diretriz para esse trabalho. É mais uma possibilidade de estar junto com todos os jogadores. Aqui (Ninho do Urubu) é legal, mas ainda não é o ideal. Temos alojamento e refeitório, mas ainda é um pouco acanhado. Se tivéssemos um CT como tem o Atlético Mineiro, o São Paulo e outros clubes, eu não iria para Atibaia. Isso diminuiria o custo dos clubes. Você só viajaria se quisesse mudar um pouco os ares, numa pré-temporada para arrecadar grana. Vamos pensar na alimentação, no bom descanso, no envolvimento do grupo, essas coisas - explicou Luxemburgo. 

Luxemburgo comanda treino no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) 
Luxemburgo comanda treino no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


Para a viagem a Juazeiro do Norte, Paulinho, Nixon e Samir, lesionados, não estão liberados e ficarão no Rio de Janeiro para dar continuidade ao tratamento. A ida do recém-contratado colombiano Armero, que vem realizando atividades à parte, também não é confirmada. A quantidade de lesões em 2015 foi um dos pontos citados por Luxa para fazer um balanço desses primeiros quatro meses do ano. O treinador frisou que não é uma questão de "desculpa de quem perdeu", mas a ausência de jogadores machucados atrapalhou a evolução do trabalho durante o Campeonato Carioca.

- Acho que o Carioca foi bom, mas poderia ter sido melhor, em uma análise mais completa, se eu não tivesse tantas perdas por lesões. Não tive a possibilidade de ver o time completo, como eu queria. Atrapalhou a evolução do trabalho. Ainda temos três jogadores fora: Paulinho, importante, Nixon, que começou a temporada jogando e me dá opção por dentro e por fora, e Samir. É sempre bom não ter jogadores no departamento médico. Nós sofremos no Carioca por não termos todo o elenco à disposição. Isso nos dá versatilidade. 

Apesar dos problemas decorrentes das lesões dos jogadores, o treinador rubro-negro relembrou o desempenho ruim nas últimas três partidas do Carioca: o empate sem gols com o Nova Iguaçu, que deixou a conquista da Taça Guanabara escapar, e o empate e a derrota para o Vasco na semifinal.

- Vamos pensar no time. Esquece aquele pênalti no jogo com o Vasco. Aquilo foi uma coisa que aconteceu, mas nós também deixamos de vencer três jogos. Isso foi uma coisa real que aconteceu e que tínhamos que pensar. Ainda assim, tenho a noção de que o time está no caminho certo. Temos que pensar no Brasileiro para estarmos entre as equipes que vão brigar pela Libertadores e pelo título.

Na terça-feira, Luxemburgo afirmou que ainda vem tendo discussões com a diretoria rubro-negra sobre a necessidade da chegada de um reforço para o restante da temporada. O treinador, porém, não revelou ideias de nomes.

O Flamengo treina na manhã desta quarta-feira, às 10 horas, no Ninho do Urubu, e volta a fazer atividades no mesmo lugar às 16 horas. A viagem para Juazeiro do Norte acontecerá no sábado, mesmo dia do amistoso com o Icasa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário