quarta-feira, 29 de abril de 2015

Brasil convoca 45 atletas para a Copa do Mundo de Futebol Americano

Brasil onças, seleção brasileira de futebol americano (Foto: Divulgação / CBFA)Seleção Brasileira de Futebol Americano divulga convocação para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação / CBFA)
 
O Brasil Onças se prepara para participar da primeira Copa do Mundo de Futebol Americano de sua história. E nesta quarta-feira a Confederação Brasileira da Modalidade fez a convocação dos 45 atletas que vão para a competição. Nove estados diferentes cederam jogadores para o selecionado, e o Rio de Janeiro lidera com 13 atletas, seguido pelo Paraná, com sete; e Paraíba, que teve seis convocados. O Mundial acontece entre 8 e 18 de julho, em Canton, Ohio, nos Estados Unidos.

Clubes tradicionais como Flamengo (7 jogadores convocados), Coritiba (6) e vasco sanitário (4) estão entre os times que mais cederam jogadores. Mas há espaço também para o João Pessoa Espectros (6 jogadores convocados) e o Cuiabá Arsenals (4), times que são genuinamente de futebol americano. Ao todo, a seleção convocou jogadores de 17 times diferentes para jogar a Copa do Mundo.

O grupo final do Brasil Onças foi definido após três dias de treinamentos na cidade de Irati, no Paraná, com a inclusão de jogadores que atuam no exterior. A principal novidade é o quarterback Rhudson Fonseca, do New Jersey Savage, o primeiro brasileiro da posição a disputar uma partida da NCAA, então pela Lincoln University. O kicker Cairo Santos, da NFL, não pôde ser convocado porque jogadores da liga profissional não podem jogar por seleções.

Para definir os 45 nomes, a comissão técnica do Brasil Onças, liderada pelo treinador Danilo Müller, precisou escolher entre os 65 inicialmente convocados para a última temporada de treinos.

- Nos últimos quatro anos analisamos mais de 200 jogadores, vimos o crescimento do futebol americano brasileiro e a evolução dos atletas. É sempre muito difícil fazer essa convocação, devido ao alto nível e dedicação de todos os jogadores. Agora vamos focar no mundial e tentar surpreender as equipes, dando nosso melhor e buscando avançar na competição. Os 45 atletas convocados vão representar muito bem o Brasil - comenta Danilo Müller. 

Brasil onças, seleção brasileira de futebol americano (Foto: Divulgação / CBFA)Durante o período de treinamento, Dan, como é conhecido, aproveitou o tempo para observar mais os atletas e entrosar o grupo. Ainda não está definido se haverá um novo período para os atletas treinarem antes da Copa do Mundo.

- Este período de treinamento foi muito proveitoso. Conseguimos fazer algumas reuniões, treinar bastante e evoluir dentro e fora do campo. Nesse tempo, nos tornamos um time muito mais forte, mais inteligente e mais unido - afirma.

A Seleção Brasileira de Futebol Americano foi convocada pela primeira vez em 2007, mas até então só havia disputado amistosos, nunca tendo participado de um evento internacional. A vaga para a Copa do Mundo foi garantida através de um jogo classificatório contra o Panamá, na Cidade do Panamá, em 31 de janeiro deste ano, quando o Brasil venceu o time da casa por 26 a 14.

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol Americano de 2015, organizada pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf), será disputada entre os dias 8 a 18 de julho, na cidade de Canton, em Ohio, nos Estados Unidos. Todos os jogos serão no Estádio Tom Benson Hall of Fame (antes conhecido como Fawcett Stadium), local que recebe todo ano o primeiro jogo da NFL.

O Brasil está no grupo B da competição, ao lado de França, Austrália e Coreia do Sul. No grupo A estão Estados Unidos, México, Japão e Canadá. A divisão se deu por base no ranking da Ifaf, e como os brasileiros nunca disputaram uma competição oficial estão em último lugar na lista.

Brasil onças, seleção brasileira de futebol americano (Foto: Divulgação / Trois) 
Seleção se classificou para o Mundial após vencer o Panamá (Foto: Divulgação / Trois)

Na primeira fase, as seleções jogam entre si e avançam às semifinais apenas o primeiro colocado do grupo B e os três primeiros do grupo A. O quarto colocado da primeira chave se junta aos três melhores da segunda na disputa do quinto ao oitavo lugar. O Brasil estreia contra a França e o vencedor desta partida enfrenta quem triunfar entre Austrália e Coreia do Sul, com o mesmo acontecendo aos perdedores.

Confira os grupos do Mundial

GRUPO A
Estados Unidos
Canadá
Japão
México

GRUPO B
França
Austrália
Coreia do Sul
Brasil

Confira a lista de convocados:

Tabela - Seleção Brasileira de futebol americano (Foto: globoesporte.com)(Foto: globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário