sábado, 7 de fevereiro de 2015

Luxa enaltece Resende, aprova resultado e brinca com gols de Pico

Luxemburgo, Flamengo x Resende (Foto: Pedro Martins / Agência Estado)Vanderlei Luxemburgo gostou do resultado conquistado pelo Flamengo na noite deste sábado, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Apesar das dificuldades impostas pelo Resende, o Rubro-Negro bateu o adversário por 2 a 1 e conquistou a segunda vitória em três jogos pelo Campeonato Carioca. O treinador fez questão de enaltecer a postura do time comandado por Edson Souza. 

 - Foi um jogo muito duro e difícil. Jogamos contra uma equipe muito bem treinada mesmo. O Edson está de parabéns, pois o time sabe o que quer fazer dentro de campo. Buscou velocidade, marcou adiantado, tirou nossa saída de bola, tentou abafar e sair. Foi um resultado importante, pelo controle nosso, e contra uma equipe muito bem trabalhada. Uma coisa que tem no futebol hoje, que tento colocar na nossa equipe, eles têm: velocidade.

Bem-humorado, Luxemburgo até brincou com Anderson Pico, que marcou um gol a favor e um gol contra na partida, ambos com a perna direita.

- O resultado foi bom. O Anderson botou um balde de leite bonito, de repente chutou um... (risos). Mas ele jogou muito bem. Achei que a equipe teve uma postura séria contra um time bem treinado. Se não tivéssemos uma postura séria, com certeza poderíamos ter saído de campo hoje com um resultado ruim.

Destaque nas primeiras partidas do Flamengo no ano, o meia Arthur Maia sentiu a marcação em cima do Resende e esteve sumido durante o jogo. Mesmo assim, foi aplaudido pela torcida ao ser substituído por Alecsandro. O treinador rubro-negro tratou a situação com normalidade.

- Isso é uma coisa que a gente vai trabalhar. Falei: 'Arthur, leva o cara para o lado do campo, para cima dos zagueiros'. Quando tem marcação homem a homem, nosso jogadores têm que pegar a bola e jogar em cima deles para tentar um drible ou uma falta, uma situação qualquer. Ou ele sai do meio para a lateral e abre espaço para outros jogadores que vêm de trás, o Canteros e o Márcio Araújo. Mas isso é uma coisa que vai acontecer. É a primeira vez que ele pega uma marcação assim jogando no Flamengo. Encontrou dificuldade. A gente vai fazer com que ele possa crescer em cima disso.

Luxa prometeu fazer mudanças no time já na próxima partida, na quarta-feira, contra a Cabofriense, no Maracanã. Segundo ele, para dar ritmo a outros jogadores.

 Veja o que mais o técnico falou na coletiva pós-jogo, por tópicos:


Luxemburgo, Flamengo (Foto: Ivan Raupp)Cara do Flamengo

- Esse negócio de cara... O futebol tem que ser jogado por 45 minutos, aí você vai analisar o que aconteceu, e depois tem mais 45 minutos. O técnico tem que funcionar, os jogadores têm que funcionar, você percebe alguma coisa. É muito complicado conseguir passar tudo, e num time que está buscando uma formação diferente. Então, não tem muita cara, é futebol. O jogo tem 90 minutos. É difícil você manter a intensidade, e nós jogamos contra um adversário que estava trazendo um prejuízo para nós. A gente não conseguiu fugir. No segundo tempo dei uma corrigida em algumas situações, aí a gente fez algumas mudanças, que foram importantes. Às vezes você mexe, mas nada acontece. Hoje fiz duas linhas de quatro. Coloquei o Marcelo junto do Alecsandro mais enfiado. Falei para o Marcelo puxar a jogada para a direita quando o lateral passasse, O Everton acompanharia e ele sairia por ali. Foi bom, um resultado duro, mas importante.

O que está faltando?
- É duro, né? A gente está começando o trabalho, a temporada. A tendência é a evolução o tempo todo, crescimento, busca de entrosamento. No próximo jogo provavelmente eu já tenha o Gabriel e o Eduardo, são mais duas opções de mudança. Mais para frente o Paulinho. Em mais uma semana pode ser que o Léo Moura possa estar dentro do grupo. É importante ter alternativas. Acho que estamos no caminho certo. Essa coisa de "o que está faltando" é muito precoce, mas entendo os questionamentos. É um processo crescente o tempo todo, e vamos analisando. Falta uma série de detalhes para a nossa equipe. Como esse do Arthur Maia, que sentiu a marcação mais próxima e não conseguiu fugir dela. Tudo são detalhes, e vamos avançar.

Mudanças na equipe
- Estamos trabalhando duro, fazendo mais trabalho físico, mesmo com eles jogando. Estamos avançando fisicamente. Dá uma base muito boa. É um terceiro jogo oficial. Nesta semana, para quarta-feira, sem menosprezar ninguém, a ideia é fazer algumas mudanças na equipe. Vamos botar outros jogadores para adquirir ritmo, para a gente poder analisar.

Dificuldades do Fla no jogo
- Foi o adversário, que estava jogando muito bem (risos). O adversário às vezes nos complica. A equipe não conseguiu fazer o gol, mas produziu. Esquece que é um pequeno contra um grande. Se o pequeno estiver bem treinado, bem posicionado, o jogo é duro.

Gol e gol contra de Pico no mesmo jogo
- Já vi diversas vezes, a gente está nesse negócio há algum tempo. Acontece. A bola nossa não pode chegar do lado toda hora e morrer na área. Isso é perigoso, escorrega em alguém, campo molhado... O cara pega de orelha na bola, que nem pegou o Pico... Então, tem que ter o abafa, tem que estar atento à segunda bola. Com a defesa desorganizada, a segunda bola é perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário