sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cirino foge de polêmica sobre base, mas dá razão às críticas de Luxa


A goleada do Flamengo sobre o Barra Mansa, por 4 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, deu vida a um tema que promete ser bastante presente nas coletivas do técnico Vanderlei Luxemburgo. Em uma das perguntas sobre o atacante Marcelo Cirino, que fez dois gols na vitória, o treinador rubro-negro se queixou que as categorias de base do futebol brasileiro possuem muitos "teóricos" e poucos ex-jogadores para ensinar detalhes como chute e domínio.

Atacante de movimentação pelos lados no Atlético-PR, seu ex-clube, Cirino não foi escolhido para ser centroavante apenas no esquema tático do Fla. Neste tema, o jogador também aparece como pivô. Embora evite fazer uma análise mais profunda sobre os ensinamentos passados na base do futebol brasileiro, Marcelo Cirino ponderou que um profissional que possui o currículo de Luxemburgo tem razão quando fala sobre o tema.

- O Luxemburgo, melhor do que ninguém, pode falar sobre isso. Com o currículo que o Luxa tem, ninguém pode discutir com ele. Então, se ele está falando isso é porque tem toda a razão - disse o artilheiro do Fla no Carioca, com dois gols, mas que ainda passa por um processo de adaptação à função de responsável pelas finalizações de jogadas.

Marcelo Cirino, Flamengo x Shaktar (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) 
Marcelo Cirino cumprimento Luxemburgo durante amistoso contra o Shakhtar (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Também na coletiva de imprensa após o jogo com o Barra Mansa, no Maracanã, Luxa afirmou que Cirino "finaliza mal, mas está trabalhando". O tom do treinador foi de quem coloca sua credibilidade em jogo acreditando na evolução do atleta.

De forma mais rigorosa, o trabalho feito nas categorias de base do futebol brasileiro foi criticado após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2014, com uma goleada por 7 a 1 para a Alemanha. Marcelo Cirino não concordou com as avaliações que foram feitas, mas também não quis entrar em conflito sobre o assunto e preferiu deixar que os próprios analistas digam o que é preciso para melhorar. 

- No meu ponto de vista, não tem como eu dizer isso (que o trabalho como um todo na base do futebol brasileiro é deficiente). Mas deixo para essas pessoas que estão falando fazerem a análise e ver o que o Brasil precisa - disse. 

Neste sábado, o atacante tem mais uma oportunidade para demonstrar evolução na nova função de centroavante e que os trabalhos de finalização que vem fazendo nos treinos são bem-sucedidos. O Flamengo encara o Resende, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 19h30, pela terceira rodada do Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário