quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Flamengo mira Fred, do Shakhtar, e entra na disputa com o Inter



fred shakhtar inter (Foto: Divulgação)O dinheiro é pouco, o tempo é curto, mas o Flamengo estica a corda para ainda se reforçar na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. Faltando uma semana para o fechamento da janela de transferências de jogadores vindos do exterior, o Rubro-Negro demonstrou interesse no meia-atacante Fred, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jovem, de 21 anos, já manifestou o desejo da voltar ao Brasil por conta dos conflitos que assolam aquele país. Os cariocas, no entanto, têm a concorrência do Internacional, que teria a preferência do jogador em caso de liberação.

Revelado pelo Colorado em 2012, Fred tem passagens pela seleção brasileira sub-20 e chamou a atenção do Shakhtar pelo desempenho no primeiro semestre de 2013. Em junho, após 55 partidas, oito gols e cinco assistências no clube gaúcho, os ucranianos pagaram 15 milhões de euros para contarem com seu futebol. Em uma temporada na Europa, o jogador esteve em campo em 32 oportunidades, com quatro gols. O brasileiro, inclusive, participou das duas partidas da equipe na edição atual do Campeonato Ucraniano entrando no segundo tempo, mesmo após "fugir" do país.

Fred foi um dos cinco brasileiros que se recusaram a se reapresentar ao clube após amistoso de pré-temporada na França, por conta da grave crise política do país. O retorno, no último dia 24, já com o time tendo se mudado para Kiev, no entanto, não representou a desistência do meia-atacante de deixar o clube. Desde então, o brasileiro tem tentado uma liberação consensual e revelou até mesmo para o treinador Mircea Lucescu sua posição. Com a proximidade do fechamento da janela no Brasil, o empresário Assis irá à Ucrânia tentar pessoalmente o acordo. Em mãos, o irmão de Ronaldinho Gaúcho tem duas ofertas: de Flamengo e Internacional.

O Colorado deseja um empréstimo de Fred por um ano, enquanto o Rubro-Negro carioca acena com a possibilidade de comprar uma pequena parte de seus direitos econômicos para seduzir os ucranianos. Apesar das dificuldades financeiras evidentes na Gávea, o esforço é tido como válido por se tratar de um atleta jovem e com possibilidade de retorno aos cofres no futuro. Na última semana, dirigentes do Flamengo tiveram um encontro com Assis em um restaurante na Barra da Tijuca.

Fred é um dos raros nomes que movimentaram a diretoria rubro-negra desde o fim da Copa do Mundo. Apesar de contar com carências evidentes no elenco, principalmente após as saídas de Elano, André Santos e Hernane, o Flamengo tem atuação tímida e pouco incisiva no mercado. A própria possibilidade de contar com o jovem do Shakhtar é acompanhada com muita precaução e sem grande otimismo.

Fla também tentou tirar argentino da Ucrânia

Os problemas políticos na Ucrânia também fizeram que o Flamengo apontasse sua mira para outro jogador insatisfeito no país: José Sosa. O argentino jogou o primeiro semestre emprestado ao Atlético de Madri e já manifestou o interesse de não retornar ao manifestou o interesse de não retornar ao Metalist, clube detentor de seus direitos. Durante a Copa do Mundo, o Rubro-Negro entrou em contato com seu empresário, Favio Bilardo, sobrinho do ex-técnico Carlos Bilardo, e conversou até mesmo sobre as bases salariais. Um acordo, porém, dependia da liberação dos ucranianos.

A posição do Metalist é de não aceitar um novo empréstimo, desejo do próprio Atlético de Madri, a pedido do treinador Diego Simeone. Diante disso, a pedida para venda de Sosa era de cerca de R$ 23 milhões (10 milhões de dólares), tida como alta para um atleta de 29 anos. Inicialmente, o Flamengo acenou com a possibilidade de tentar reduzir o valor, mas as conversas acabaram esfriando.

José Sosa começou a carreira no Estudiantes de La Plata e passou ainda por Bayern de Munique e Napoli antes da chegar ao Metalist. O meia ficou entre os 26 convocados por Alejandro Sabella para o período de treinamentos visando a Copa do Mundo no Brasil, mas acabou entre os três últimos cortados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário