sexta-feira, 4 de outubro de 2013

De volta ao meio-campo e mais perto de Elias, André Santos cresce no Flamengo


Andre Santos desembarque Flamengo Rio (Foto: Ivo Gonzales / Agência O Globo)
Volta para o meio de campo, proximidade de Elias, melhor condicionamento físico e o dedo de Jayme de Almeida. O crescimento de André Santos nos últimos jogos do Flamengo é evidente e passa diretamente por esses quatro pontos. Depois de um bom retorno ao Rubro-Negro, seguido de questionamentos pelo desempenho na lateral, o camisa 27 marcou dois gols nos últimos três jogos e tem tido participação direta na subida de produção do time no Campeonato Brasileiro.

Com a entrada de Amaral como volante fixo na frente da zaga, o meio-campo ganhou uma distribuição bem definida: Carlos Eduardo faz a ligação com a dupla de ataque, enquanto Elias e André Santos surgem como motores no espaço entre os dois companheiros.

As estatísticas da vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba exemplificam bem essa situação. Elias e André Santos foram, disparados, os jogadores do Fla que mais tiveram a bola nos pés e fizeram o jogo andar. O camisa 8 tentou 55 passes e errou cinco, além de finalizar duas vezes. Já o meia errou três em 53 e se aventurou mais no ataque, ao arrematar a gol em três oportunidades. Em uma delas, marcou o primeiro da equipe no Couto Pereira.

Responsável direto pela nova formatação no setor, Jayme acredita que a melhora de André tem muito a ver também com um melhor condicionamento físico. O treinador deu ainda a entender que é ali, no meio de campo, que o ex-lateral vai ficar sob seu comando.

André Santos no Brasileirão
 
Jogos: 11
Finalizações: 19
Cabeceios: 2
Passes certos: 487
Passes errados: 46
Roubada de bola: 22
Faltas cometidas: 17
Faltas sofridas: 26
Impedimentos: 2
Cartão amarelo: 1
Cartão vermelho: 0

- O André Santos, quando veio para o Flamengo, estava havia muito tempo sem jogar, fazendo só trabalho físico e um pouco acima do peso, fora do ritmo. O clube estava em uma situação difícil, e ele sofreu, cansava cedo. Agora, está adquirindo a parte física. Não está 100%, mas melhorou muito. A qualidade é inquestionável, trabalha muito bem a bola. Tiramos da lateral e botamos na meia, que não cansa tanto. Ele cresceu, nos dá qualidade.

Já o próprio André Santos acredita na sequência de jogos com poucas mudanças na equipe. Desde que Jayme assumiu o Flamengo, alterações foram realizadas somente por lesões ou suspensões.

- Como o próprio Jayme falou, não mudou muita coisa. Os jogadores têm se entregado ao máximo, se empenhado muito, e acho que o resultado está vindo. Desde o começo, estávamos tentando fazer isso e encaixar para que pudéssemos ter uma sequência. Essa sequência está acontecendo, estamos repetindo a escalação, e isso facilita bastante.

Com 33 pontos, o Flamengo é o 11º colocado no Brasileirão e encara o vasco neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, na Capital Federal.

André Santos Elias Flamengo corinthians brasileirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
André Santos e Elias: motores do Flamengo de Jayme de Almeida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário