sábado, 5 de outubro de 2013

Clássico especial: diante da coisa maldita, vasco, Léo Moura completa 450 jogos no Flamengo


Um clássico ainda mais especial para Léo Moura. Acostumado a celebrar marcas individuais e títulos nos mais de oito anos em que defende o Flamengo, o lateral-direito completará 450 jogos com a camisa rubro-negra diante do vasco, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, pela 26ª rodada do Brasileirão. Número por si só expressivo, e que dá início a uma dupla contagem regressiva: para a partida de número 500 e, antes disso, a 469, que, se alcançada, o fará superar Zinho e entrar no hall dos 10 atletas que mais defenderam o clube.

O próximo passo do atual capitão do Flamengo, no entanto, só poderá ser dado em 2013. Mesmo que esteja em campo nos 13 jogos restantes no Brasileirão e nas cinco possíveis na Copa do Brasil – caso a equipe chegue na decisão - ainda faltará um "ponto" para deixar Zinho para trás. Este cenário, por sua vez, possibilitaria que Léo Moura abrisse a próxima temporada entrando definitivamente na lista dos dez mais. Para isso, porém, precisa renovar o contrato, que se encerra no dia 31 de dezembro.

Contratado em 2005, Léo Moura estreou pelo Rubro-Negro no dia 12 de junho daquele ano, na derrota diante do Corinthians, por 4 a 2, em Mogi Mirim (SP), pelo Brasileirão. De lá para cá, foram 449 exibições, com 213 vitórias, 112 empates e 114 derrotas. O capitão do Flamengo marcou ainda 44 gols, sendo seis de pênalti, quatro de falta e três de cabeça. Ao chegar na Gávea sem conquistas na carreira, apesar de passagens por todos os outros grandes do Rio, além de Palmeiras e São Paulo, Léo levantou os títulos de campeão brasileiro, da Copa do Brasil e de quatro estaduais.

- É um momento muito especial. Confesso que estou muito feliz e emocionado por alcançar esta marca vestindo a camisa do Flamengo. Como Deus faz tudo perfeito, acontecerá logo em um clássico – disse Léo Moura.

Léo Moura Treino do Fla na academia  (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem ) 
Léo Moura e Flamengo: uma relação cada vez mais forte (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem )

E será em um clássico que o camisa 2 conhece bem. Dos 449 jogos que tem pelo Fla, 28 foram contra o Cruz-Maltino, com 14 vitórias, seis empates e oito derrotas. Pelo Brasileirão de 2007, foi de Léo Moura o gol rubro-negro no empate por 1 a 1. Assim que ultrapassar a barreira dos 450, o próprio capitão confessa que a expectativa se transformará em contagem regressiva para o jogo 500.

- É claro! Seria um sonho muito especial para realizar.

O ranking dos jogadores que mais atuaram pelo Flamengo é liderado por Júnior, com 876 partidas. Em seguida, vêm os contemporâneos do Maestro Zico (732) e Adílio (617). Na sequência, até a décima posição, estão: Jordan (609), Andrade (570), Cantareli (557), Carlinhos (516), Liminha (513), Jadir (499) e Zinho (468).



Nenhum comentário:

Postar um comentário