sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Invicto há quatro jogos, Flamengo celebra estabilidade e tenta olhar para cima


Mano Menezes Técnico Flamengo (Foto: Richard Souza) A pancada sofrida contra o Bahia foi forte. O 3 a 0, na Fonte Nova, pegou muito rubro-negro de surpresa e fez até mesmo com que Mano Menezes mudasse a forma de atuar da equipe. O 4-4-2, com dois volantes e dois meias, deu lugar a um esquema com três volantes (o treinador vê André Santos como volante em uma pirâmide invertida), e o Flamengo cresceu. De lá para cá, foram quatro jogos: duas boas vitórias contra Atlético-MG e Fluminense, e dois empates contra Portuguesa e Goiás. A 11ª colocação no Brasileirão ainda não é a dos sonhos, mas o caminho percorrido até ela já faz com que muita gente na clube acredite que é possível chegar mais longe.

Com 18 pontos, o Flamengo está no meio do caminho entre a zona de rebaixamento – onde esteve após a goleada em Salvador – e o G-4. Tem quatro a mais que o Criciúma, primeiro no grupo da degola, e quatro a menos que o Grêmio, lá na parte de cima. A pontuação, no entanto, não é bem o que faz o otimismo crescer, mesmo que em doses pequenas. Para Mano Menezes, o mais importante é a estabilidade que a equipe tem demonstrado nos últimos jogos.

- O bom é sair da condição (ruim na tabela), estabilizar, ver que estamos firmes, e poder subir mais um pouco. Não adianta ir na ânsia de querer subir e ficar instável, voltar. Já atingimos essa estabilidade. Já conseguimos fazer boas atuações contra adversários de níveis diferentes. E temos que manter. Daqui para melhor. Não traço meta de pontuação. Isso não dá muito certo, só contamos quando vencemos (risos).

A parte do “se manter” o Flamengo tem conseguido com a alternância de vitórias e empates das últimas rodadas. Já o “daqui para melhor” depende de uma sequência de vitórias, o que tem sido a maior carência. Neste Brasileirão, a equipe ainda não superou dois adversários de forma consecutiva. Mano acredita que isso tem duas explicações: a necessidade de uma evolução ainda maior e o equilíbrio da competição.

- Ainda falta um pouquinho para essa sequência que não conseguimos. Falta algo, mas se olharmos para o campeonato como um todo, só quatro times venceram na rodada. Isso mostra o nível, o equilíbrio. Temos que ter tranquilidade e saber interpretar as dificuldades de cada jogo. Não pode achar que não está bem, quando não é assim mesmo. Não somos o melhor time, não somos imbatíveis.

Até o fim do primeiro turno, o Flamengo tem mais cinco compromissos e, se quiser realmente sonhar com o G-4, embalar é fundamental: São Paulo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Vitória. Neste período, há ainda outros dois duelos com o time mineiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário