terça-feira, 16 de abril de 2013

Pacotão do NBB: 1ª fase tem Fla líder, reação do Verdão e Tijuca na 'degola'



Com muitas emoções, reviravoltas, tristezas e alegrias, a primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB) chegou ao fim. Apenas o confronto entre Brasília x Vila Velha, no Distrito Federal, válido pela 34ª rodada, ainda acontece nesta terça-feira, às 19h30m (de Brasília). Todas as posições estão definidas e, por conta disso, o GLOBOESPORTE.COM preparou um especial para relembrar o que já passou na principal competição do basquete brasileiro até o momento. A campanha do líder, as surpresas, a reação e a decepção do torneio ganham selos específicos. Além disso, estatísticas são apresentadas em infográficos para mostrar os destaques, entre times e atletas, até aqui.

Os playoffs, disputados em séries de cinco jogos, já começam nesta terça. Flamengo, Brasília, Uberlândia e Bauru, que ficaram no G-4, estão garantidos nas quartas de final. Da quinta à 12ª colocação – Franca, Pinheiros, São José, Basquete Cearense, Paulistano, Minas, Limeira e Liga Sorocabana – travarão duelos pelas oitavas de final dos playoffs. Nesta terça-feira, a batalha começa com Basquete Cearense x Paulistano, às 19h; Liga Sorocabana x Franca, às 19h30m; e Minas x São José, às 20h.


Info_TABELA-CONFRONTOS-2 (Foto: Infoesporte)

Palmeiras, Mogi das Cruzes, Joinville e Vila Velha terminaram o torneio na zona neutra e só aguardam a próxima temporada. Enquanto isso, os dois últimos colocados, Tijuca e Suzano, terão de disputar um quadrangular decisivo contra o campeão e o vice da Supercopa Brasil (divisão de acesso). Como o Suzano, em crise financeira, teve o projeto encerrado e anunciou que não participará do quadrangular, a disputa será feita em um triangular. Os dois melhores garantem vaga no NBB 2013/2014.

Info_ESTATISTICAS-jogadores_NBB.jpg (Foto: Infoesporte)
  •  
Headers-NBB_flamengo (Foto: Infoesporte)



Marquinhos basquete Flamengo Paulistano (Foto: Thiago Lavinas) Desde antes do início do NBB, o Flamengo já era um dos favoritos ao título. Afinal, o time foi campeão do NBB em 2008/2009, vice na temporada seguinte, chegou às semifinais em 2010/2011 e 2011/2012, e garantiu a liderança antecipada dos playoffs da atual edição na 35ª rodada. Na primeira partida, contudo, um susto diminuiu a euforia dos rubro-negros. Principal nome do elenco, o ala-armador Marcelinho Machado teve uma lesão no joelho direito, ainda no segundo quarto, na vitória sobre o Vila Velha por 82 a 61. Ele precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma ruptura no ligamento e só deve estar apto a voltar às quadras em maio. Mesmo assim, sob o comando de José Neto, o Rubro-Negro se superou e fez a melhor campanha da primeira fase, com 88,2% de aproveitamento, sendo 30 vitórias e quatro derrotas.


Nas mãos de Marquinhos, Olivinha e outros craques, o Rubro-Negro conseguiu quebrar seu próprio recorde, da temporada 2008/2009, ao alcançar 17 jogos sem perder no NBB, na vitória contra o Uberlândia, por 87 a 78, e fechou o primeiro turno de forma invicta. Depois, ampliou a marca para 20 vitórias consecutivas. A 21ª só não veio porque os cariocas foram derrotados pelo Franca, no dia 16 de fevereiro, no ginásio do Tijuca, por 91 a 86.


Headers-NBB_SURPRESAS (Foto: Infoesporte)


Alberto Bial Basquete Cearense (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)Dos estreantes da competição, apenas o Basquete Cearense conseguiu a vaga para os playoffs. O Suzano foi o lanterna da competição, o Palmeiras ficou na 13ª colocação, e o Mogi das Cruzes terminou em 14º. A equipe comandada por Alberto Bial surpreendeu. Com 18 vitórias e 16 derrotas - 52,9% de aproveitamento - foi a oitava colocada em sua primeira oportunidade no NBB. O destaque foi o ala-pivô Felipe, que foi quem deu mais tocos, 47, além de ser o vice no quesito roubadas de bola, com 65, e em rebotes, com 292, cinco atrás de Olivinha, do Flamengo.

Além do time nordestino, o Franca também chamou a atenção. A tradicional equipe passou por uma reformulação, iniciada em sua comissão técnica, em maio do ano passado. Hélio Rubens que, como técnico e jogador conquistou 11 estaduais, dez brasileiros, seis sul-americanos e cinco pan-americanos pela equipe francana, saiu do comando. Para o seu lugar, um mês depois, foi anunciado Lula Ferreira, campeão do NBB pelo Brasília em 2009/2010. Ele resolveu mesclar alguns atletas experientes com jovens das categorias de base. A média de idade do Franca é de 21,6 anos, e o atleta mais experiente é o ala-pivô Teichmann, com 29. Mesmo assim, a equipe ficou em quinto, com 23 vitórias e 11 derrotas (67,7% de aproveitamento).



Headers-NBB_PALMEIRAS (Foto: Infoesporte)

Caleb Brown Palmeiras basquete (Foto: Fabio Menotti/Divulgação)Com 12 títulos do Paulista e a Taça Brasil de 1977, o Palmeiras é uma equipe tradicional no basquete brasileiro. Casa de grandes nomes como Oscar Schmidt e o ala-armador Leandrinho, do Washington Wizards, o Verdão disputou o NBB pela primeira vez. A diretoria investiu no time. Para o lugar do técnico João Monteiro da Silva, o Padola, foi escolhido o espanhol Arturo Álvarez, que comandou a seleção do Paraguai por dois anos e tem passagens por clubes europeus. Nomes como o ala-armador Guto e o pivô Coloneze, ex-Flamengo, e os americanos Tyrone Curnel e Antwaine Wiggins foram contratados.

Mesmo assim, o Verdão começou com rendimento muito ruim, de apenas 11,7%. Caso esse número se mantivesse, o Verdão terminaria na lanterna, atrás do Suzano, que terminou em último com 11,8. No primeiro turno, foram 15 derrotas e apenas duas vitórias. A rotina era de resultados terríveis, como o revés para o Flamengo por 106 a 61, e a equipe chegou a amargar a última posição. Mas, principalmente com os bons números de Caleb Brown, a reação espetacular começou na segunda fase da etapa classificatória do torneio. O time paulista venceu dez vezes e perdeu 7, chegando a um aproveitamento de 58,8% nesta etapa, comparável ao do sétimo colocado São José em todo o NBB. Ao todo, ficou com aproveitamento de 35,3%, na 13ª colocação, uma apenas da zona de playoffs.


Headers-NBB_TIJUCA (Foto: Infoesporte)

basquete Tijuca x Joinville (Foto: Felipe Piazentin / Databasket.com) Diferentemente do Suzano, que estreava no NBB, o Tijuca já havia jogado a competição na temporada 2011/2012, mas terminou mal, na 17ª posição. Foram apenas quatro vitórias em 34 jogos, aproveitamento de 17,7%. Além disso, teve a saída de um técnico no meio do torneio.

Campeão mundial pela seleção brasileira feminina de basquete, em 1994, Miguel Ângelo deixou a equipe carioca. Na ocasião, ele alegou falta de clima para continuar após o suposto afastamento do armador Fred que, pouco depois, negou o fato. Além disso, o ex-comandante criticou a diretoria que, segundo ele, havia prometido um orçamento maior do que o valor disponibilizado.

Info_ESTATISTICAS-NBB-2 (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário