quarta-feira, 6 de março de 2013

Flamengo entra com representação na Coaf contra árbitro da semifinal


O Flamengo deu entrada nesta quarta-feira, na Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (Coaf-RJ), com uma representação contra o árbitro da semifinal da Taça Guanabara, Grazianni Maciel Rocha, na qual os rubro-negros foram derrotados por 1 a 0 pelo Botafogo e eliminados. Os advogados do clube da Gávea sustentam que o árbitro teve atuação "desastrosa e lamentável" e pedem que sejam tomadas as "providências técnicas e disciplinares cabíveis", no intuito de evitar que ele volte a apitar partidas do clube. A maior reclamação é de um suposto pênalti no lance em que a bola bateu no braço de Marcelo Mattos, em chute de Rodolfo. O empate daria ao Flamengo a vaga na final contra o Vasco, no próximo domingo.

Um dos trechos da representação critica a atuação de Grazianni, afirmando que o árbitro não tem a experiência necessária para jogos do porte de uma semifinal do Carioca: "A atuação do árbitro Grazianni Maciel Rocha no jogo realizado entre as equipes do Flamengo e Botafogo, pela semifinal do Campeonato Carioca de 2013, foi desastrosa e lamentável. O árbitro estava nervoso desde o início da partida, invertendo faltas, amarrando o jogo e deixando de marcar pênalti claro, influenciando drasticamente o resultado da partida. Não há dúvida de que a atuação do árbitro revela a sua inexperiência para apitar jogo de tamanha importância. Com atuações como essa, árbitros podem colocar em risco grande investimento de um clube para criar e manter um elenco digno de um time apto a disputar o Campeonato Carioca".

Em outra parte do texto, o Flamengo pede punição e deixa claro que não quer ver Grazianni apitando suas partidas neste campeonato. O clube, no entanto, não tem poder de veto a qualquer nome da arbitragem. "No intuito de evitar que o mencionado árbitro requerido volta a apitar partidas do Flamengo, requer seja a presente petição recebida como representação contra o árbitro, para que sejam tomadas as providências disciplinares e técnicas cabíveis".

Informado da representação feita pelos rubro-negros, o presidente da comissão de arbitragem afirmou que vai ignorar a petição. Disse que a Coaf dispõe de uma comissão para analisar os lances e que, além de nenhum clube ter poder de veto, o caminho "jamais será punição", mas "treinamento e reciclagem". No caso de Grazianni, contudo, nem isso. Rabello e a comissão consideram que o árbitro acertou ao não marcar o pênalti no lance em que a bola bateu no braço de Marcelo Mattos, em chute de Rodolfo.

- De cara, eu ignoro. A posição oficial está lá no site oficial. Se receber qualquer representação, desconsidero, seja o clube que for. Isso por um motivo simples: a comissão de arbitragem tem uma comsisão de ensino para analisar o lance, e a partir do momento que foi constatado que ele não errou, não será punido. Se determina um erro, vamos partir para treinamento, reciclagem, jamais punição. Não vai ser nenhum clube que vai pautar o trabalho da comissão de arbitragem - afirmou Rabello.


Nenhum comentário:

Postar um comentário