sábado, 2 de março de 2013

Dorival: ‘O mundo não vai acabar após uma conquista ou saída’


Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Dorival Júnior prepara o Flamengo para a semifinal da Taça Guanabara com os pés fincados no chão. O treinador diz que tem ciência de que a conquista da vaga para a decisão não vai representar o sucesso absoluto do trabalho e que uma eliminação não será o fim do mundo. Dorival vê o Rubro-Negro no rumo certo e assegura que o time vai disputar o título do Carioca. Neste domingo, o adversário será o Botafogo, no Engenhão, às 16h.

- Uma conquista não vai fazer com que nós paremos por aqui e tampouco a saída, que pode acontecer, vai ser o caos. É uma equipe em construção, é uma equipe que carece de algumas situações, que tem se entregado muito, fez por merecer a campanha pelo trabalho. Vai lutar pelo título do campeonato. O mundo não vai acabar após uma conquista ou saída. Eu acredito muito nesse tipo de trabalho. Sei que em algum momento você está numa situação de plantar para buscar na frente. Acredito que você tem que estruturar uma equipe, corrigir, para que mais à frente consiga os resultados. É o caminho.

Na fase classificatória, o Flamengo foi o melhor time da competição. De 24 pontos disputados, conquistou 22. Foram sete vitórias e um empate, num desempenho que parecia pouco provável há pouco mais de um mês, quando a equipe, ainda sem reforços, não era apontada como favorita ao título.

Dorival acredita que a semifinal e a possível final darão maturidade ao grupo, independentemente dos resultados.  

- Essa fase decisiva vai proporcionar o amadurecimento da equipe. Temos de ter cuidado. Vamos jogador contra três grandes equipes e qualquer uma está pronta para uma conquista.

O Rubro-Negro tem a vantagem do empate na semifinal contra o Botafogo. O vencedor vai enfrentar Vasco ou Fluminense na decisão, que jogam neste sábado.

- Entramos num período decisivo. A partir daí você começa a alcançar estabilidade, entra na possibilidade de uma disputa de taça, de campeonato. Não que tenha sido uma surpresa (o Fla fazer a melhor campanha), nós sempre acreditamos no trabalho, na dedicação que os jogadores foram mostrando desde o primeiro dia de treinos. Às vezes, os jogadores estão vivendo um momento de descrédito. De repente a equipe encaixa, alcança equilíbrio, passamos bem por esse momento, mas ainda buscamos uma consolidação. Por isso não empolga e não impressiona. Nós sabemos que serão dois jogos decisivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário