quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Melhores do Carioca, defensores do Fla dividem méritos com atacantes

Dono da melhor defesa da Taça Guanabara, com apenas três gols sofridos, o Flamengo não vê um adversário balançar suas redes há quatro jogos. A última vez foi em 31 de janeiro, na vitória por 4 a 2 sobre o Vasco. De lá para cá, o time enfrentou e venceu Nova Iguaçu (1 a 0), Friburguense (4 a 0), Botafogo (1 a 0) e Olaria (2 a 0). A equipe de Dorival Júnior se aproxima da maior série recente do clube sem sofrer gols. Entre 28 de janeiro e 12 de fevereiro de 2012, o Rubro-Negro jogou seis partidas, e a defesa não foi superada.

jogadores no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Bom desempenho da defesa é fruto do empenho de todos, dizem atletas (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
O quarteto defensivo atual é formado por Léo Moura, Wallace, González e João Paulo. São eles que estão à frente do goleiro Felipe, que também vive boa fase. Mas, segundo Wallace, que ganhou a vaga de Renato Santos há quatro rodadas, o sucesso da proteção começa com o trio de ataque.

- O segredo é que todos têm marcado, a marcação começa na frente. Rafinha, Carlos Eduardo e Hernane acompanham os laterais, a jogada acaba chegando mais fácil para a  defesa. Quando passa pela defesa, o Felipe está muito bem, sempre que solicitado mostrou qualidade – analisou.

Outro defensor, Léo Moura aponta o empenho de todo o grupo como fator fundamental para o bom momento defensivo. O camisa 2, que vai completar oito anos de clube em 2013, diz que há algum tempo não trabalhava com tanta tranquilidade e com companheiros tão comprometidos.

Maior série recente do Fla sem levar gol (28/01 a 12/02/2012)

Macaé 0 x 0 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Real Potosí-BOL
Flamengo 0 x 0 Olaria
Botafogo 0 x 0 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Madureira
Flamengo 2 x 0 Nova Iguaçu
 
- O ambiente está espetacular, há muito tempo não vivia um ambiente como esse. O ambiente é tranquilo, o grupo focado, empenhado, os treinos disputados. Você vê a ambição de cada jogador para disputar uma vaga no time para jogar uma semifinal e uma final. Você sente quando o grupo está comprometido, e esse ano começou diferente para o Flamengo. Os jogadores que chegaram estão ambientados, isso vai tornar o grupo vencedor. As conquistas aparecem naturalmente, pelo que fizemos no início do campeonato. Chegou a hora de mostrar que o time tem condições de ir à final.

Léo é capitão de uma equipe sem grandes astros. Uma situação diferente para quem recentemente teve Vagner Love, Ronaldinho, Adriano e Petkovic como companheiros. O lateral diz que hoje as atenções estão concentradas num único objetivo.

- Vejo que hoje a estrela é o grupo, que tem se mostrado forte. O talento individual está aparecendo jogo a jogo. Dou esse rótulo a todos. Quem está no banco pode entrar para decidir.

Se igualar sua última série sem sofrer gols, o Flamengo será campeão da Taça Guanabara. Dono da melhor campanha da fase classificatória, o Rubro-Negro tem a vantagem do empate na semifinal contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Engenhão. Se avançar, também terá vantagem contra Vasco ou Fluminense, que se enfrentam no sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário