quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quatro grandes discordam de proposta de turno extra no Carioca


o Galo para Fla afastar
o fntasma do rebaixamento
contra (Cezar Loureiro / Agência Globo) 
 
Botafogo, Fluminense, vasco e Flamengo se manifestaram contra a ideia da Federação de Futebol do Rio (Ferj) de criar um turno extra no Campeonato Carioca do ano que vem. Os três primeiros enviaram documentos com suas propostas, publicadas no site da entidade. O prazo para sugestões terminou nessa terça-feira, sem que o Flamengo tivesse enviado as suas.

A assessoria da presidência do Mengão informou que, "dada a complexidade do assunto, o Flamengo ja tinha pedido a prorrogação do prazo para a federação e está enviando o documento ainda hoje (quarta-feira)". Fluminense e vasco formularam em conjunto as suas propostas, apresentando documento idêntico. Diretor de futebol cruz-maltino, Daniel Freitas disse que a ideia era incluir o Flamengo, mas que não conseguiu entrar em contato com o diretor de futebol Zinho a tempo.

Info CONSELHO ARBITRAL (Foto: infoesporte)
- O principal é que os clubes deixaram clara a preferência pela manutenção da fórmula atual, que julgamos ser a melhor - afirmou Daniel Freitas.

A Ferj divulgou há duas semanas em seu site uma proposta de fórmula de disputa para o estadual, incluindo um turno extra com os quatro times de maior pontuação (excetuando-se os campeões das Taças Guanabara e Rio). Apesar da insatisfação dos clubes grandes, a soma de seus votos é minoria no conselho arbitral, que será realizado na próxima terça-feira.

Além deste tópico, também entrarão em discussão os laudos técnicos dos estádios, projeto de controle de acesso das torcidas organizadas, critérios de premiação para a melhor torcida organizada e assuntos gerais. A fórmula aprovada para o Carioca de 2013 valerá também para 2014, em obediência ao Estatuto do Torcedor.

O que Botafogo, Fluminense e vasco propõem:

* Sugerem a manutenção do regulamento atual e concordam com proposta da Ferj de inverter as fórmulas de disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio. A primeira, então, seria disputada em oito rodadas, com cruzamentos entre os grupos. Ou seja, o time que está no Grupo A enfrenta o B, como funciona o segundo turno atualmente. E a Taça Rio seria disputada em sete rodadas, com disputas dentro dos grupos. Ou seja, os times que estão no Grupo A jogam entre si, como funciona hoje o primeiro turno.

O que só Fluminense e vasco propõem:

* Concordam com a ideia da Ferj de incluir a vantagem do empate na semifinal e na final de turno, que iria para o time que terminar em primeiro lugar no seu grupo (ou o que somar mais pontos, se as colocações forem as mesmas).

* Não concordam com a inclusão de índice técnico e percentual de aproveitamento em turnos como critérios de desempate. E sugerem que o confronto direto seja um critério de desempate à frente de número de cartões amarelos e vermelhos.

O que só Botafogo propõe:

* Concorda com a ideia da Ferj de excluir o saldo de gols como critério de desempate na final do campeonato. Em caso de dois empates ou de uma vitória para cada time, por qualquer placar, a decisão iria para a prorrogação (e pênaltis, se for necessário).



Nenhum comentário:

Postar um comentário