quinta-feira, 5 de abril de 2012

Do respeito à piada: jornal do Equador elogia, mas ironiza R10

Eletrocutado. Foi assim que ficou o Flamengo após a derrota por 3 a 2, de virada, para o Emelec, no Equador. Pelo menos foi dessa maneira que um dos jornais mais populares do país, o "Extra", classificou a derrota rubro-negra na penúltima rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. A manchete do periódico - "Emelec eletrocutou Ronaldinho e Vagner Love" - faz alusão à sigla do time da casa, Empresa Elétrica do Equador. Fundado em 1929, o clube atualmente não tem ligação com o setor de energia elétrica.

O jornal celebrou a presença de Ronaldinho Gaúchoem campo, demonstrando respeito ao meia do Fla, mas, numa bem-humorada crônica interna, fez piada com a fama de baladeiro do jogador e ainda incluiu Love. Numa caricatura dos dois com uma mulher no meio, o título provocou os rubro-negros: 'Ronaldinho e Vagner Love soltos em uma noite guayaca'. A publicação imaginou como seria a noite dos dois jogadores pelo centro da cidade equatoriana. Na paródia, eles entrariam em uma discoteca para tentar ouvir um pouco de música local, mas teriam escutado "Ai se eu te pego", de Michel Teló, e ficado desanimados.

ronaldinho gaúcho vagner love flamengo equador jornal (Foto: Reprodução/Extra.ec) 
 
R10 e Love em caricatura de jornal (Foto: Reprodução/Extra.ec)
 
Na matéria principal, contudo, o jornal comenta seriamente a partida e afirma: "Ver o campeão mundial Ronaldinho jogando no caldeirão foi como chegar ao topo como torcedor." Para eles, a partida foi "espetacular e digna de ser guardada em vídeo". O "Extra" deu destaque também à demora do Flamengo para subir ao gramado. O jogo, marcado para as 22h (de Brasília), começou cerca de cinco minutos depois. Além do camisa 10 do time da Gávea, Lucho Figueroa, autor de dois gols do Emelec, foi elogiado.


Jonal Equatoriano sobre o flamengo (Foto: Jonal Extra.ec) 
Jornal equatoriano comenta derrota do Flamengo (Foto: Jonal Extra.ec)
 
No "Expresso", a chamada era "Emelec conseguiu um triunfo histórico". No subtítulo, "os 'elétricos' conseguiram mudar um placar adverso e derrotaram o Flamengo no Capwell". O periódico puxou a matéria pelo fato de que a equipe equatoriana quebrou um tabu: em 17 jogos, nunca um clube do país havia vencido um brasileiro, e o Rubro-Negro foi a primeira vítima. Além disso, a publicação deu espaço a Lucho Figueroa.

- Ganhar assim tem um sabor especial. Parecia que estávamos fora da Libertadores, mas estamos aí, lutando - disse o jogador ao jornal.

Por fim, o "El Universo" começa com "Vitória eletrizante do Emelec por 3 a 2 sobre o Flamengo". O texto afirma que "Emelec não deixou a equipe do astro Ronaldinho, o Flamengo, transformar-se na protagonista da noite, ao virar o jogo faltando oito minutos para acabar". Assim como o "Extra", exaltou os rubro-negros, dizendo que Ronaldinho, Vagner Love e os outros eram as atrações da partida. O curioso é que a publicação chama Figueroa de Gustavo, mas, na verdade, o nome completo do atleta é Luciano Gabriel Figueroa Herrera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário