terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Júnior lembra primeiro jogo da final do Brasileiro de 92: 'Momento único'

A primeira partida da decisão do Campeonato Brasileiro de 1992 é o momento inesquecível do ex-jogador e atual comentarista da TV Globo Júnior. No dia 12 de julho, o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 0 no Maracanã e se aproximou do título, que veio uma semana depois, com um empate em 2 a 2.

Aos 38 anos, Júnior comandava o meio de campo do Rubro-Negro, que contava com um time de cheio de revelações, como os meias Marcelinho Carioca e Nélio, o atacante Paulo Nunes e o zagueiro Júnior Baiano.

- Foi um placar surpreendente. Não esperávamos ter feito aquele placar. Eu era o último remanescente daquela fase áurea do clube. Estava com aquela garotada, me sentia o irmão mais velho. Dali saiu a história do vovô-garoto, do maestro. Foi um momento único, que eu pude viver longe do Zico, do Adílio, do Andrade, do Leandro - disse Júnior, que já tinha sido campeão brasileiro em 1980, 82 e 83.

Flamengo - Adílio, Andrade, Julio Cesar, Junior e Rondinelli geração de ouro em evento na Barra da Tijuca (Foto: Site oficial do Flamengo)Júnior em evento com Andrade e Júlio César, todos campeões em 1981 (Foto: Site oficial do Flamengo)
 
No futebol brasileiro, o ex-jogador defendeu apenas o Flamengo. Na Itália, onde atuou de 1984 a 1989, vestiu as camisas do Torino e do Pescara. O ídolo da torcida rubro-negra acredita que a fidelidade de um jogador por um clube ficou no passado e atualmente se tornou comum vestir a camisa de rivais durante a carreira.

- O futebol mudou de uma forma em geral. Existia muito mais identificação entre os jogadores e os torcedores. A gente dizia que o torcedor sabia a escalação do seu time. Hoje eles trocam de clube como se fosse normal, coisa que na nossa época não acontecia. Tem jogador que fica seis meses no Palmeiras, mais seis no Corinthians, seis meses no Flamengo, e depois no  vasco.

No entanto, para Júnior, dentro de campo o futebol pouco mudou. Hoje, os jogadores estão mais fortes fisicamente e conseguem correr maiores distâncias, mas em outros fatores há poucas diferenças.

- Houve uma evolução muito grande na parte física, mas no aspecto técnico e tático continua praticamente igual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário