sexta-feira, 20 de maio de 2011

Luxemburgo: ‘Se não tiver time, não adianta o Ronaldinho’

Durante e depois da entrevista coletiva desta sexta-feira, Vanderlei Luxemburgo fez questão de destacar a queda do percentual de gordura de Ronaldinho Gaúcho. Segundo o treinador, o índice passou de 10,2 para 9,8. Na véspera da estreia do Flamengo no Campeoanto Brasileiro, ele ressalta que o camisa 10 será importantíssimo para o sucesso da campanha rubro-negra no Nacional, mas diz que só o astro não basta. Luxa tem pressa para “melhorar a base da equipe”.

- Vai ser o primeiro campeonato dele com mais qualidade de equipe, totalmente diferente do Carioca. Ele é o carro-chefe, sabemos da importância dele. O Santos tem o Neymar e o Ganso. Aqui nós temos Thiago (Neves), Ronaldinho, mas é mais o Ronaldinho. A qualidade do campeonato cresce em função desses jogadores. Mas o time também ajuda bastante. Se não tiver time, não adianta o Ronaldinho. Tem que ter time, elenco. Se a estrutura não for boa, não vai conseguir com um jogador. Ele é importante, pela grandeza dele, como o Neymar é importante. Sem a base da equipe, não adianta. O Inter tem uma base, o Santos tem uma base.

ronaldinho gaucho flamengo treino (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com) 
Ronaldinho treina observado por Luxemburgo no Ninho do Urubu (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Depois de ser campeão espanhol duas vezes pelo Barcelona, além de jogar em uma pequena parte da recente conquista do Milan, Ronaldinho disputará pela primeira vez uma competição brasileira com formato europeu, nos pontos corridos. Em 2000, no último Brasileirão que participou, chegou com o Grêmio à semifinal depois de se classificar em décimo lugar na primeira fase.

Luxemburgo vê o meia-atacante em evolução, mas lembra que a forma espetacular dos tempos de Barcelona não vai voltar.

- Contra o Ceará (pela Copa do Brasil), ele começou a fazer coisas maravilhosas. Foi um esboço. Estamos cobrando que temos de vê-lo atuar como atuava no Barcelona. Não é assim. Ele vai ter de se ajustar com uma outra posição. Vai continuar talentoso, da forma que é, mas vive outro momento da carreira.

Para o treinador, o Rubro-Negro está entre os candidatos ao título, mas em desvantagem em relação a alguns concorrentes.

- O Flamengo é um dos favoritos, mas algumas equipes estão trabalhando há mais tempo. A base é muito boa, mas temos de avançar. O campeonato começa com 14 clubes grandes. O São Paulo, em função de não ter ido à Libertadores, com as contratações que fez, é um candidato forte. Inter, Cruzeiro, o Fluminense é o atual campeão brasileiro. O Santos tem grandes jogadores. O Coritiba faz uma temporada brilhante, pode surgir como uma grande surpresa. O Atlético-MG fez um grande campeonato, mas ainda não estreou alguns reforços.

O Flamengo começa a luta pelo sétimo título do Brasileirão neste sábado, contra o Avaí, em Macaé, às 18h30m (de Brasília). Sem Léo Moura, machucado, o time deve ter a seguinte formação: Felipe, Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.

Após o treino da manhã desta sexta, a delegação almoçou no Ninho do Urubu e chega à tarde em Macaé em viagem de ônibus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário