sexta-feira, 16 de abril de 2010

Temporada 2010 é marcada por turbulência constante no Flamengo

Briga entre Bruno e Petkovic é apenas mais um desentendimento entre tantos outros vividos na Gávea neste ano, dentro e fora de campo


A briga entre o goleiro Bruno e o meia Petkovic no intervalo do jogo contra o Universidad Católica, na última quarta-feira, em Santiago, pela Libertadores, foi apenas mais um que se juntou à série de outros problemas que marcam o 2010 do Flamengo. Nas vésperas de dois jogos decisivos (a final da Taça Rio contra o Botafogo, domingo; e o último jogo da fase de grupos da Libertadores contra o Caracas, na próxima quarta), o clube volta a ficar em estado de ebulição.

Desde a pré-temporada em Porto Feliz, o Flamengo convive com problemas que vieram junto com a conquista do Campeonato Brasileiro, em 2009. Depois de uma conturbada renovação, Andrade voltou aos trabalhos em janeiro com uma série de problemas: perdeu jogadores importantes como Aírton, Everton e Zé Roberto; Adriano se reapresentou com o mesmo problema da bolha no pé esquerdo; Leonardo Moura tinha um pequeno tumor no nariz; Ronaldo Angelim não tinha renovado seu contrato; Petkovic voltou mais tarde para passar o Natal ortodoxo na Sérvia; Denis Marques só apareceu no interior paulista nos últimos dias de trabalho.

A fúria de Pet no Fla-Flu

Inúmeras situações que mostravam que o porto do Flamengo não era tão feliz assim. O acerto com Vagner Love foi a quase solitária boa notícia em meio a isso tudo. Quando voltou ao Rio de Janeiro, os jogos do Carioca começaram. Conforme as rodadas foram passando, os problemas foram se desvendando, numa espécie de efeito dominó. Dentro de campo, o sistema defensivo foi alvo de críticas por sua fragilidade. Para muitos, as ausências de Aírton, negociado com o Benfica, e Maldonado, que recuperava-se de cirurgia no joelho esquerdo, desprotegeram a defesa. Mas enquanto o Império do Amor fazia mais gols do que o time sofria, e as vitórias apareciam, estava tudo bem.

Pelo menos até o Fla-Flu do dia 31 de janeiro. Foi quando Petkovic ficou irritado ao ser substituído por Vinícius Pacheco no intervalo do jogo, deflagrando um caminho sem volta. Antes de deixar o Maracanã, Marcos Braz se desentendeu com o sérvio, que acabou sendo afastado do grupo. O caso foi ganhando novos capítulos, entre troca de acusações comportamentais e reclamações por excesso de privilégios na Gávea.

Antes de Pet ser reincorporado ao grupo, Leonardo Moura e Álvaro discutiram asperamente durante o jogo contra o Boavista, no dia 6 de fevereiro, em Volta Redonda. Durante o carnaval, também houve pequenos atritos entre a comissão técnica, e o auxiliar Marcelo Sales chegou a ser afastado alguns dias. No jogo seguinte, o sérvio voltou a jogar (substituindo Vinícius Pacheco), mas o Flamengo perdeu a semifinal da Taça Guanabara para o Botafogo, no dia 17 de fevereiro.

O compromisso que o Flamengo tinha logo depois era a estreia na Libertadores, contra o Universidad Católica, no dia 24 de fevereiro, Maracanã. Vitória heróica por 2 a 0 com um homem a menos (Willians foi expulso com dois minutos de jogo). Mas o resultado positivo veio acompanhado de mais uma polêmica. Desta vez, Álvaro xingou Andrade após algumas orientações táticas.

Confusão na Chatuba

Iniciada a Taça Rio, novos problemas. Sem Adriano e Kleberson, convocados para o amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda, em Londres, o time começou a competição goleando o Macaé e vencendo o Madureira. Mas logo após esses dois jogos, veio o notório episódio na Chatuba. O Imperador voltou da Inglaterra diretamente para a farra com companheiros de Flamengo, entre eles Álvaro e Bruno. Quando estavam na Vila Cruzeiro, a então esposa do atacante, Joana Machado, apareceu na favela como um furacão, discutindo com Adriano e criando uma série de constragimentos públicos. E o goleiro Bruno, ao tentar defender o colega, ainda fez uma pergunta com teor machista: "quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?". O camisa 1 levou uma dura da presidente patrícia Amorim e teve que se retratar dias depois.

Por causa do episódio da Chatuba, o Imperador foi afastado do jogo contra o Caracas, na Venezuela, dia 10 de março, pela Libertadores.

- Os problemas do Adriano são notórios e conhecidos – chegou a dizer Marcos Braz na época.

Dias depois, o casal apareceu de mãos dadas na Gávea quando o atacante iniciou a etapa de treinos de recondicionamento físico. Mesmo visivelmente fora de forma, o atacante voltou ao time contra o Vasco, marcando o gol da vitória, dia 15 de março. Foi a partir deste jogo que Vagner Love passou a ter de responder publicamente por suposto envolvimento com traficantes, após ter sido flagrado entre eles numa festa na Rocinha.

Love na favela e moto polêmica

Em meio a esse caos extracampo, o time foi a Santiago e foi derrotado pelo Universidad de Chile, dia 17 de março. Mas o jogo seguinte serviu para amenizar as críticas ao Império do Amor, quando Adriano marcou os dois gols que garantiram o empate no clássico contra o Botafogo. A partir daí, o Imperador passou a fazer gols importantes, mas sempre sem comemorá-los.

Quando o Império do Amor saiu do foco policial (os dois atacantes tiveram que depor sobre o envolvimento com traficantes) e tudo parecia ter acalmado, Adriano desfalcou o time contra a Universidad de Chile, no começo do mês, por causa de dores lombares. Elas o tiraram não só desse jogo, mas também de todos os outros até agora. Ou seja, dos cinco jogos rubro-negros na Libertadores, ele jogou apenas dois.

Mas o foco deixou de ser Adriano justamente em um desses jogos que ele esteve ausente da competição sul-americana. Na última quarta-feira, Bruno e Petkovic brigaram no intervalo do jogo contra o Universidad Católica, em Santiago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário