quarta-feira, 18 de junho de 2014

Jornalista critica música nos jogos do Brasil: "Ruim, chega, vamos trocar"




"Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!". Para o jornalista Telmo Zanini, essa música tão comum nos jogos da Seleção precisa ser trocada. O jornalista lembrou que os argentinos possuem o costume de adaptar músicas cantadas em jogos de clubes para partidas da seleção argentina, e sugeriu que os torcedores do Brasil façam o mesmo. Zanini sugeriu uma música da torcida do Flamengo e outra da torcida do Internacional.

- Podiam pegar aquela popularíssima do Flamengo, trocar "Óh, meu Mengão" por "Óh, meu Brasil, eu gosto de você". Por que a nossa torcida não faz isso? Por que não pega aquela do Internacional que fala da "camisa vermelha" e não coloca "camisa amarela"? E por aí vai. Temos dezenas de músicas que podiam incentivar a Seleção. Ninguém mais aguenta aquela mesma de sempre. É muito ruim, chega, vamos trocar - desabafou Telmo Zanini.

Hino Nacional Torcida Brasil x México (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press) 
No Castelão, torcida do Brasil solta a voz para cantar o hino (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press)

O jornalista lembrou que durante a transmissão do empate do Brasil com o México por 0 a 0, Ronaldo Fenômeno, que comenta a Copa do Mundo pela TV Globo, observou que nunca viu um apoio tão grande do brasileiro para com a Seleção. No entanto, Zanini afirmou que o torcedor ainda não tem o que dizer nos estádios.

- O torcedor brasileiro ainda não consegue torcer para a Seleção dentro do estádio. Isso é um paradoxo. Principalmente, porque não sabem o que cantar, não sabem o que dizer. A única musiquinha que tem no Brasil é aquela xôxa do "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". Essa é uma música do vôlei, de ginásio. E me parece tão óbvio, que a nossa torcida deveria pegar as músicas que se cantam para os clubes e cantar para a Seleção - afirmou.

Telmo Zanini formalizou a ideia no domingo, quando esteve no Maracanã, assistiu a vitória da Argentina sobre a Bósnia e Herzegovina, por 2 a 1, e se encantou com a variedade de cantos dos argentinos, que eram ampla maioria nas arquibancadas. O jornalista, inclusive, revelou ter conversado com alguns fãs da Argentina sobre as canções e descobriu que na verdade se tratam de adaptações do que é cantado em jogos dos clubes.

- Domingo, fui ao Maracanã ver o jogo da Argentina contra a Bósnia. Os torcedores argentinos estavam torcendo com aquele entusiasmo, empurrando a seleção argentina com inúmeras músicas. Ao perguntar se eles compõem cantos somente para o time do país, eles responderam que pegam música dos clubes e adaptam. Uma coisa que no Brasil nós não conseguimos fazer - revelou.

Confira a letra do canto da torcida do Flamengo citado por Telmo Zanini:
"Óh meu Mengão, eu gosto de você;
Quero cantar ao mundo inteiro;
A alegria de ser rubro-negro;
Cante comigo Mengão;
Acima de tudo rubro-negro;
Cante comigo Mengão;
Acima de tudo rubro-negro."

Confira a letra do canto da torcida do Internacional citado por Telmo Zanini:
"Inter, estaremos contigo;
Tu és minha paixão;
Não importa o que digam;
Sempre levarei comigo;
Minha camisa vermelha;
Minha cachaça na mão;
O Gigante me espera;
Pra começar a festa;
Xalaialaiá;
Xalaialaiá;
Xalaialaiá;
Você me deixa doidão;
Xalaialaiá;
Xalaialaiá;
Xalaialaiá;
Inter do meu coração"



Nenhum comentário:

Postar um comentário