quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fora dos planos, Alex Silva desabafa: 'Fiquei decepcionado com o Jorginho'

O Flamengo confirmou nesta quarta-feira que não tem mais interesse em contar com Alex Silva e Ibson. O zagueiro e o volante, segundo o diretor de futebol Paulo Pelaipe, estão fora por opção técnica de Jorginho e não por uma questão financeira. A justificativa não agradou, e o zagueiro está chateado com o treinador. Segundo ele, Jorginho disse que o alto salário (R$ 300 mil) seria o principal entrave para a permanência. A diretoria, por sua vez, empurrou a responsabilidade para o comandante.           

- Me pegou de surpresa. O Jorginho passou que era questão de salário. Não tive problema nenhum com a diretoria. Pelaipe sempre foi correto comigo. O próprio Wallim (Vasconcellos, vice de futebol) disse que o treinador decidiria, então acredito na diretoria. Nem passava pela minha cabeça sair. Conversei com o Jorginho e ele perguntou como estava a minha cabeça. Eu disse que estava tranquila, mas que precisava de uma definição se realmente ia ficar no grupo ou não. Foi dito por ele que o problema era salário, que iam resolver na terça-feira. Ibson e eu treinamos na terça e na quarta e não fomos avisados de nada. Ficamos sabendo pela imprensa que não estávamos nos planos. Fiquei chateado porque eu tenho contrato até junho do ano que vem. Fiquei decepcionado com o Jorginho porque fui até capitão com ele.

Alex silva e jorginho flamengo treino (Foto: Carlos Moraes / Agência Estado) 
Alex Silva, que chegou a ser capitão com Jorginho, diz que ficou chateado com o treinador (Foto: Carlos Moraes / Agência Estado)
 
Alex Silva pediu um tempo a Jorginho e a Pelaipe após a derrota por 2 a 1 para o Audax, na quarta rodada da Taça Rio. O jogador foi muito criticado pelos torcedores depois daquela partida e chegou a rebater as críticas. Deste então, não foi mais relacionado, apesar de treinar normalmente. Não foi opção nem mesmo no sábado passado, quando só os reservas foram escalados na partida contra o Macaé. O tempo, segundo ele, foi maior por decisão do técnico. O jogador não acredita que a relação ruim com a torcida tenha pesado.

- Sobre as vaias, sobre a torcida, não é desculpa (para ser descartado). O Welinton jogou um ano com isso aí. Só o bom futebol ia fazer com que a torcida esquecesse. Se fosse titular ou não, passei ao Jorginho que estava com o grupo. O tempo foi pedido porque a torcida estava chateada comigo e isso poderia prejudicar o time na viagem para Belém. Eu pensei no grupo, pois as atenções se voltariam para mim, isso poderia atrapalhar. O time conseguiu vencer o Remo, depois empatou com o Duque de Caxias. A partir dali, o tempo foi da comissão técnica. A poeira abaixou, a equipe venceu. Achava que pelo menos seria relacionado. Por ser um cara que sempre pensei no grupo, acabei me prejudicando mais uma vez. Pensei na comissão, pensei em tirar o foco dos jogadores, mas acabei me prejudicando.

Alex questiona a mudança de pensamento de Jorginho e lembra que o técnico chegou a dizer que os casos dele e de Ibson não eram parecidos.  

- Quando uma decisão como essa é feita pela comissão técnica deve ser coisa técnica. Ele disse que minha situação era diferente da do Ibson, que deveria ser conversada após a viagem (do time a Pinheiral). Se pegar depois que ele assumiu, teve o jogo contra o Boavista, que a defesa foi perfeita e não levou gol ou sufoco. No jogo contra o Bangu, teve o primeiro gol, a torcida pegou no meu pé, mas terminei de forma perfeita. Contra o Audax não fui tão bem, mas a equipe toda não foi. Se ele não quer que eu fique, é por questão técnica ou para contratar outro jogador.

Agora, o zagueiro e seu empresário, Orlando Almeida, vão conversar com a diretoria para ouvir as condições propostas para a saída. Com contrato até junho de 2014, Pirulito diz que o rompimento não é tão simples.

Montagem Ibson Alex Silva flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flaimagem)
 -  Não tenho nada contra o Jorginho, trabalhei com ele na Seleção, respeito o profissional que é, e ele tem o direito de escolher com quem vai trabalhar. Estamos (ele e Ibson) fora dos planos, cabe a nós decidir a nossa vida, ver o que vai acontecer. As coisas não são tão simples. Saio do Flamengo e retorno em janeiro? Se eu não quiser sair, como vai ficar? Vou ser afastado? Vou treinar separado? Deveriam ter pensado um pouco mais antes de darem a notícia.

O jogador reclama da falta de diálogo e diz que acreditava na chegada de um bom momento na equipe. 

- As coisas têm que ser conversadas, se vai sair definitivo, se vai ser por empréstimo, se vai durar até o fim do contrato. O contrato não acaba no meio do ano agora ou em dezembro. Só no meio do ano que vem. Tem todo o Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e o estadual do ano que vem. Me prejudica e fico muito chateado. Muitos torcedores questionam o meu caráter. Sempre fui de caráter e honrei a camisa dos clubes que passei. Se aconteceu problema no passado, houve erro da antiga administração e não meu. Meu salário não é ruim no Flamengo. Pelo contrário. É muito bom. Se fosse mercenário, cumpriria até o meio do ano que vem ganhando o meu salário e tomando água de coco na praia depois do treino. Posso chegar, dizer que não vou sair e ficar aqui para o clube ter que me aturar. A partir do momento que retornei ao Flamengo, resolvi começar uma vida nova.

No desabafo, Alex Silva volta a janeiro de 2012 e diz que não foram apenas os débitos de direitos de imagem com ele que o levaram a abandonar a delegação antes da viagem para a Bolívia, pela pré-Libertadores.

- Até agora segurei calado. No ano passado, só saí do Flamengo porque na época briguei pelos salários atrasados dos companheiros. Antes de viajar, avisei ao Vanderlei (Luxemburgo) que não viajaria. Na hora achei que alguém teria que tomar atitude. Como um dos líderes, chamei essa responsabilidade. Um integrante da diretoria na época, não quero citar o nome, me ligou e perguntou se o clube pagasse tudo que me devia se ainda viajaria para a Bolívia. Disse: ou paga o salário de todos, ou pelo menos os dos meninos, ou não viajo. Isso foi o que aconteceu. A torcida me vaiou, me chamou de mercenário, mas não sabe nem a metade do que aconteceu na última passagem. Já sabia que o Vanderlei não ficaria para a Libertadores. Resolvi sair também porque ele foi o cara que me trouxe para o Flamengo. Não achei justo e fui do lado dele. A prova aconteceu quando terminou o segundo jogo da repescagem. Ele acabou saindo para a chegada de Joel Santana.

Depois da polêmica saída há pouco mais de um ano, Alex Silva foi emprestado ao Cruzeiro, mas quase não jogou. O jogador sofreu uma grave lesão no joelho que o afastou por cerca de oito meses. De volta ao Rubro-Negro em janeiro deste ano, imaginou reescrever sua história no clube, mas Flamengo e Alex parecem que nunca dividirão um capítulo com final feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário