quinta-feira, 5 de julho de 2012

Torneio Rio-São Paulo de 1940: taça dividida de Fla e Flu é esquecida

Memórias Fluminense (Foto: sala de troféus do Flu/Flu-Memória) “Nas Laranjeiras, não se dá um passo sem pisar numa glória.” A sentença do escritor e jornalista tricolor Nelson Rodrigues, um apaixonado pelo centenário Fla-Flu, encontra eco na também recheada sala de troféus da Gávea. Entre tantas taças espalhadas pelas prateleiras das duas sedes, uma poderia estar em ambas, mas, talvez pela fartura, acabou esquecida pelos clubes: a do Rio-São Paulo de 1940.

Em virtude do abandono dos clubes paulistas, a competição não chegou ao fim. Na ocasião, Flamengo e Fluminense eram os líderes e, segundo o site de pesquisa e estatísticas RSSSF Brasil, foram declarados campeões, sem necessidade de um jogo de desempate, em fato amplamente divulgado pela imprensa da época. No entanto, a decisão não chegou a ser homologada pela CBD (antiga CBF) e não figura na lista de conquistas de ambos.

O imbróglio teve origem financeira. Em meio às baixas rendas nas partidas, os clubes cariocas reclamavam das altas taxas pagas para jogar nos estádios de São Paulo. Os paulistas, por sua vez, alegavam que as arrecadações reduzidas não cobriam os altos gastos para os deslocamentos até o Rio de Janeiro. Além disso, havia a proximidade do Campeonato Brasileiro de Seleções, importante na época, o que fatalmente atrapalharia a preparação das equipes. Dentre os participantes, de acordo com o noticiário, somente o Fluminense havia se preparado corretamente para a competição e, com isso, era o único a contar com boa presença de torcida.

ilustração chamada CARROSSEL Fla Flu Rio São Paulo 1940 - 2 (Foto: arte esporte / cláudio roberto) 
Fla e Flu somavam 13 pontos quando Rio-São Paulo de 1940 parou (Foto: arte esporte / Cláudio Roberto)
 
Quando os paulistas abandonaram o torneio, já haviam sido disputadas oito rodadas – um turno inteiro dos dois previstos em regulamento, com a presença dos nove participantes (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América, Corinthians, São Paulo, Palestra Itália e Portuguesa). O Fla somava 13 pontos, com seis vitórias, um empate e uma derrota. Já o invicto Flu ocupava o mesmo posto, com cinco triunfos e três igualdades.

Em 1964 e 1966, títulos divididos e reconhecidos

Como ficaria a lista de campeões atualizada (não oficial):
Clubes Títulos
Palmeiras 5
Corinthians 5 (um dividido)
Santos 5 (dois divididos)
Botafogo 4 (dois divididos)
Vasco 3 (um dividido)
Fluminense 3 (um dividido)
Portuguesa 2
Flamengo 2 (um dividido)
São Paulo 1
O Rio-São Paulo de 1940 não é o único da história a ser interrompido, mas somente este torneio e o de 1934 ficaram sem um campeão oficial. Em 34, a competição se encerrou ainda na fase classificatória devido a disputas políticas, com clubes trocando de federações, em meio ao processo de profissionalização do futebol no país.

Em 1964, Botafogo e Santos chegaram ao fim empatados. Os clubes optaram então por uma série de três jogos para o desempate. O Bota venceu o primeiro duelo, mas, como ambos saíram em excursão (muito comum na época), ambos dividiram o título.

A edição de 1966 não foi finalizada devido à falta de datas, em virtude da preparação para a Copa do Mundo. Botafogo, Corinthians, Santos e Vasco, então líderes, foram proclamados os vencedores.

Fluminense faz homenagem na nova sala de troféus

Apesar de não ter o título reconhecido, o Flu tenta tirar do esquecimento o torneio de 40. Em sua reformada sala de troféus, reinaugurada na última terça-feira, o Tricolor separou um espaço para relembrar toda a história desta competição. Em um cartaz, além da explicação, fotos e recortes de jornais da época, consta ainda a seguinte mensagem: “Oficial ou não, o grande time do Fluminense de 1940 também recebe sua homenagem neste espaço.” Em seu site oficial, porém, a lista de conquistas do Rio-São Paulo traz apenas os anos de 1957 e 1960.

Da mesma forma, a página do Flamengo na internet registra somente o título de 1961. Caso a conquista fosse reconhecida, o Fla, com duas taças, se igualaria à Portuguesa, deixando o São Paulo sozinho na lanterna do ranking. Já o Flu passaria a ser tricampeão, ao lado do Vasco. Porém, não há qualquer previsão de que o Rio-São Paulo de 1940 venha a ser reconhecido



                                       As campanhas
Flamengo
8J 13P 6V 1E 1D 30GP 15GC
Fluminense
8J 13P 5V 3E 25GP 15GC
Flamengo 6 x 3 América-RJ Corinthians 2 x 2 Fluminense
Fluminense 2 x 1 Flamengo Fluminense 5 x 3 Palestra Itália
São Paulo 2 x 2 Flamengo Fluminense 2 x 1 Flamengo
Flamengo 3 x 1 Palestra Itália Portuguesa 1 x 5 Fluminense
Flamengo 3 x 1 Corinthians América-RJ 2 x 2 Fluminense
Flamengo 3 x 2 Botafogo Vasco 2 x 4 Fluminense
Portuguesa 1 x 9 Flamengo Botafogo 2 x 2 Fluminense
Flamengo 3 x 0 Vasco Fluminense 3 x 2 São Paulo






Nenhum comentário:

Postar um comentário