quinta-feira, 12 de julho de 2012

Maracanã faz teste com treinadores e fica perto de definição sobre assentos


O martelo está próximo de ser batido. Os responsáveis pela reforma do Maracanã se decidirão nos próximos dias quanto aos modelos de cadeiras que serão usados no palco da final da Copa do Mundo de 2014. Durante a comemoração dos 62 anos do estádio, em junho, operários e convidados foram convocados a testar os modelos. Acostumados a acompanhar os jogos de dentro de campo ou à beira do gramado, Carlos Alberto Parreira, Alexandre Torres, Carlos Alberto Torres e Ricardo Rocha foram alguns dos que participaram do teste.

A fabricante italiana Bertele desponta como favorita. Apesar de mais cara em relação às concorrentes, é a que mais agradou representantes do governo do Rio de Janeiro, incluindo o governador Sérgio Cabral. O modelo italiano ganhou o voto de Parreira.

- Testamos alguns modelos. Realmente o italiano é o melhor no que diz respeito a conforto, designer e beleza, mas também é o mais caro. Até comentei com o Pezão (vice-governador do Rio de Janeiro) que o Maracanã merece o melhor. Não se compra cadeiras todos os dias. É só uma vez – disse o ex-técnico da seleção brasileira, campeão mundial em 1994.

Cadeiras Maracanã (Foto: GLOBOESPORTE.COM) 
Tipos de assentos que podem ser usados no Maracanã. Modelo italiano (vermelho) é o favorito. Representantes da empresa estão no Rio para fechar o negócio (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Além da marca italiana, a fabricante alemã Giroflex corre por fora. Apesar de também ter agradado, a chinesa Dafeng - a mais barata - já foi praticamente descartada pelo governo.

O alto valor das cadeiras italianas pode ser o motivo do atraso uma definição sobre o assunto. No mês passado, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), Ícaro Moreno, disse que até o final de junho o governo anunciaria a compra dos assentos. Até o momento, no entanto, o governo não concluiu a aquisição. Caso os valores superem os previstos na licitação de reforma do Maracanã, será necessário realizar um novo aditivo ao contrato de reforma do estádio.

Representantes da Bertele estão no Rio de Janeiro desde a última sexta-feira. Eles teriam um encontro com os responsáveis pelo Maracanã no sábado pela manhã, mas a reunião foi adiada para esta semana e deve acontecer nesta sexta-feira.

Seja qual for a marca escolhida, o Maracanã seguirá as recomendações da Fifa e terá quatro modelos diferentes entre seus aproximadamente 78 mil novos assentos: General Admission (público em geral), Hospitalidade (dentro ou fora dos camarotes), VIP e VVIP.

Enquanto escolhe a fabricante e os modelos, o governo do Rio de Janeiro já definiu as cores dos assentos. O palco da final da Copa do Mundo de 2014 terá cadeiras brancas, azuis e amarelas. Contando com o verde do gramado, formarão as cores da bandeira brasileira. Antes da obra de modernização para 2014, o Maracanã também tinha cadeiras brancas, verdes, amarelos e azuis espalhadas pelos setores.

As obras no Maracanã estão 59% concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em fevereiro de 2013. O estádio será palco da final da Copa das Confederações e receberá sete jogos da Copa do Mundo de 2014 – incluindo a decisão do torneio.

Maracanã (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com) 
Maquete do Maracanã. Cadeiras terão as cores da bandeira brasileira (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
Confira os quatro modelos de assentos que serão usados no Maracanã

ASSENTOS GA
As cadeiras devem ser rebatíveis, e a altura do encosto deve ter 30cm. Os assentos que serão usados para o público em geral devem ter largura mínima de 50cm. É necessário que se deixe um espaço mínimo de 35 cm em cada degrau de arquibancada para a passagem do público, mas não há uma dimensão mínima, de acordo com as recomendações da Fifa.

É recomendado que seja usada resina plástica de polipropileno na confecção das cadeiras, que devem ter estrutura de apoio (inferior e do encosto). O material deve ser reciclável.

ASSENTOS HOSPITALIDADE
Os assentos para áreas de hospitalidade são recomendados seguirem as mesmas características dos assentos de público (GA), mas com algumas condicionantes de conforto: braços e revestimento. Os braços devem ser integrados no projeto do assento, sem ser considerado apenas um “anexo” do assento, o que pode causar fragilidade na resistência mecânica. (o uso deve ser pensado com braço e a resistência testada com o mesmo). O revestimento pode variar conforme o modelo, mas podemos citar tecidos sintéticos com pequeno acolchoamento resistente a intempéries ou mesmo parte em tecido acopladas ao assento.

ASSENTOS VIP
Os assentos VIP devem ser rebatíveis através de contrapeso ou mola, com maior conforto do que os assentos de hospitalidade. Devem ter braços de apoio e ser mais confortáveis que os assentos de Hospitalidade. Tipologias de poltronas de padrão de auditórios acolchoadas, de encosto médio ou alto, podem ser utilizadas perfeitamente , desde que respeitando a passagem livre de 305mm, quando retraídas. (Isso pode fazer com que a profundidade da arquibancada tenha que ser maior do que 8000mm uma vez que, esses confortáveis assentos têm profundidade fechados entre 480 e 540mm em média). Facilidade de limpeza deve ser considerada no tecido de acabamento final do assento, recomendando-se o vinil. As aplicações de identificação, vandalismo, retardo a chamas nas espumas, assentos entre escadas, guarda copos e resistência a intempéries também devem ser levadas em consideração, similar aos assentos GA e hospitalidade. Recomenda-se assentos com densidade de espuma entre 20 e 26. A blindagem do encosto deve ser em polipropileno injetado para maior proteção. As estruturas de suporte devem respeitar o quanto recomendado para materiais dos assentos GA e Hospitalidade.

ASSENTOS VVIP
Os assentos VVIP também devem ser rebatíveis através de contrapeso ou mola, com maior conforto do que os assentos VIP, também com apoios de braço.Tipologias de poltronas de padrão de auditórios acolchoadas com encosto alto podem ser utilizadas perfeitamente , desde que respeitando a passagem livre de 305mm, quando retraídas. (Isso pode fazer com que a profundidade da arquibancada tenha que ser maior do que 8000mm uma vez que, esses confortáveis assentos têm profundidade fechados entre 480 e 540mm em média). Facilidade de limpeza deve ser considerada no tecido de acabamento final do assento, recomendando-se o vinil. As aplicações de identificação, vandalismo, retardo a chamas nas espumas, assentos entre escadas, guarda copos e resistência a intempéries também devem ser levadas em consideração, similar aos assentos GA e hospitalidade. Recomenda-se assentos com densidade de espuma entre 20 e 26. A blindagem do encosto deve ser em polipropileno injetado para maior proteção. As estruturas de suporte devem respeitar o quanto recomendado para materiais dos assentos GA e Hospitalidade.

Obs: os assentos VIP e VVIP podem seguir o mesmo padrão de acabamento e tipologias, no caso do uso de legado do estádio justificar o mesmo


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