quinta-feira, 22 de março de 2012

Time de basquete do Flamengo usa técnicas de circo para prevenir lesões

No basquete, os jogadores correm, pulam, arremessam e têm muito contato físico com os outros atletas. Com isso, a possibilidade de uma lesão é muito grande. Para prevenir acidentes em quadra, a equipe do Flamengo recorreu à uma técnica diferente: o circo. Com o nome de propriocepção, a finalidade científica treina o equilíbrio dos jogadores para reduzir os riscos das lesões do esporte. O treino é bem diferenciado, com cama elástica, skate, bolinha e até 'disco voador'.

- Trabalha o equilíbrio do jogador, trabalha o tornozelo, o joelho. A amarelinha trabalha a velocidade das pernas, de reação. No bolão, eles exercitam a parte de joelho. Eles vão fazer a parte de aquecimento do quadrícepes - explica o preparador físico Rafael Bernardelli.

Irmão dos alas-armadores Duda e Marcelinho, Ricardo é fisioterapeuta do Flamengo. Há três anos, implantou o treinamento na equipe e já começou a perceber as mudanças. Em 2009, foram 17 lesões por trauma. Ano passado, apenas uma. Hoje, apenas um jogador está no departamento médico, o pivô Caio Torres.

- Quando você está no ar e toma um encontrão, você normalmente cai desequilibrado. E é nesse hora que o trabalho de propriocepção ajuda. Você já cai com a perna mais fortalecida, com o seu equilíbrio melhor e isso aí te dá uma condição para ter uma queda com menos chance de lesão. É o Circo de Soleil rubro-negro - brinca Marcelinho.

Basquete flamengo 1 tá na área (Foto: Reprodução SporTV)Marcelinho e Duda exercitam o equilíbro durante o treinamento (Foto: Reprodução SporTV)
 
Durante a gravação da reportagem, pôde-se ver o resultado do treinamento. Fredinho se desequilibrou no treino e caiu. As aulas de circo preveniram o pior, garante o armador.

- Com certeza ajudou. Foi um excelente exemplo o que aconteceu no treino, que é uma situação de desequilíbrio, que eu escorreguei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário