segunda-feira, 19 de março de 2012

Pelo Fla, González pena com árbitros no Brasil e eleva média de cartões



Rafel Moura Gonzalez Fluminense x Flamengo (Foto: Photocâmera) A discussão sobre a atuação dos árbitros brasileiros faz parte do cotidiano das rodadas do futebol no país. A cada jogo, as polêmicas crescem, principalmente com as repetições seguidas dos lances. Em seu começo de carreira no Brasil, o zagueiro chileno Marcos González tem sofrido com a camisa do Flamengo. Em cinco jogos pelo Flamengo, levou três cartões amarelos, todos pelo Campeonato Carioca, e não vai enfrentar o Volta Redonda, sábado, no Estádio Raulino de Oliveira.

A comparação com o rendimento de González em 2011 mostra a dificuldade do jogador para entender a arbitragem brasileira. No ano passado, com a camisa do Universidad de Chile, ele levou apenas cinco cartões amarelos e um vermelho em 36 jogos disputados, entre Campeonato Chileno e Copa Sul-Americana. A média que chegava a 0,16 cartão por jogo, aumentou para 0,6.

No Carioca, González foi punido por uma falta na entrada da área contra o Duque de Caxias, uma disputa de bola no ar no clássico com o Fluminense e numa jogada em que sequer houve infração na vitória sobre o Friburguense (veja o vídeo dos cartões abaixo). Conta Emelec e Olimpia, pela Taça Libertadores, não recebeu qualquer cartão, acentuando a sua dificuldade com os critérios dos árbitros brasileiros.

 Com a camisa do Universidad de Chile, González disputou 11 jogos na conquista do título da Copa Sul-Americana do ano passado, quando levou três amarelos. No Apertura 2011, foi punido uma vez em nove participações. No Clausura da mesma temporada, levou um amarelo e um vermelho no mesmo jogo, no empate com o Santiago Wanderers, no dia 28 de setembro, em um total de 16 partidas.

Na ausência de González, o técnico Joel Santana deve escalar Welinton, que ocupava a vaga de titular ao lado de David até a chegada do novo zagueiro neste começo de temporada, contra o Volta Redonda. O jogador voltará a ficar à disposição para o confronto com o Olimpia, dia 28, em Assunção, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário