quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Última chance: contra o vasco ''maldito'', R10 tenta quebrar jejum inédito na carreira


Ronaldinho Gaúcho disputou 51 jogos pelo Flamengo na temporada. Algumas participações muito boas, como na vitória por 5 a 4 sobre o Santos, e outras bem ruins, como no empate sem gols com o Figueirense, no Engenhão. No total, foram 21 gols. É o artilheiro da equipe em 2011 ao lado de Deivid e Thiago Neves. No Campeonato Brasileiro, o camisa 10 jogou 30 partidas marcou 14 vezes.

O atacante também balançou a rede em outras competições. Foram quatro no estadual, um na Copa do Brasil e dois na Sul-Americana. Nenhum deles, porém, marcado contra rivais cariocas. R10 participou de oito clássicos e passou em branco em todos: quatro vezes contra o Botafogo, duas contra o Fluminense e duas contra o Vasco. Chegou a ter boa participação em alguns: semifinal da Taça Guanabara contra o Botafogo e na final da Taça Rio contra o próprio vasco.

O Cruz-Maltino, aliás, volta ao caminho do jogador e do time rubro-negro. Neste domingo, as equipes se enfrentam pela última e decisiva rodada do nacional, no Engenhão, às 17h (de Brasília). O Vasco tem de vencer para brigar pelo título, enquanto o Flamengo precisa de um pontinho para ir à Libertadores do ano que vem.

O Gaúcho ainda busca o primeiro gol sobre um rival e terá a última chance na temporada. É uma situação diferente na carreira de Ronaldinho, um jejum inédito. Nos tempos de Grêmio, quando foi revelado, se destacou contra o Inter. Nas finais do Campeonato Gaúcho de 1999, fez o gol do título no Gre-Nal e humilhou o então volante Dunga com dribles ousados.

Com a camisa do Paris Saint-Germain, da França, também deixou sua marca no “Le Classique”, nome dado ao clássico contra o Olympique de Marseille, considerada umas das maiores rivalidades daquele país. Na temporada 2002/2003, o Gaúcho fez três gols no adversário: dois deles na vitória por 3 a 0, em outubro de 2002, e um no triunfo pelo mesmo placar, em março de 2003.

Na Espanha, Ronaldinho fez chover pelo Barcelona: gols, títulos e jogadas espetaculares. Encantamento pleno. O craque brincou de jogar bola. Duas vezes melhor do mundo (2004 e 2005), Bola de Ouro em 2005, bicampeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa. Contra o Real Madrid, o maior rival, não só fez gols como foi reverenciado no estádio Santiago Bernabéu. O maior show de Ronaldinho foi no campo do Real, no dia 19 de novembro de 2005. Marcou dois gols na vitória do Barça por 3 a 0. Após a partida, o camisa 10 foi aplaudido de pé pelos torcedores rivais, igualando o feito de Johan Cruyff e Diego Maradona em 1974 e 1983, respectivamente.

Mesmo sem ter brilhado na Itália, deu alegria aos torcedores do Milan contra o rival Inter de Milão. Em 28 de setembro de 2008, o então camisa 80 rossonero fez o primeiro gol dele pelo clube no dérbi, após passe de Kaká. Até marcar na vitória de 1 a 0, o craque havia entrado em campo quatro vezes pela equipe (três no Italiano e uma na Copa da Uefa).

Nem mesmo pela Seleção Brasileira ele passou em branco contra um grande rival. Na final da Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, o Brasil enfrentou a Argentina e goleou: 4 a 1. Capitão daquele time, o meia-atacante fez um dos gols. Adriano, duas vezes, e Kaká completaram.

O Flamengo tem 60 pontos e está em quarto na tabela. Só depende dele para se classificar. O vasco é o vice-líder, com um ponto atrás do rival, que é o quinto.

Abaixo, o internauta confere o desempenho de Ronaldinho nos clássicos disputados por ele nesta temporada.

                                                                         Clássicos de Ronaldinho Gaúcho
 
20/02 Flamengo 1(3)x(1)1 Botafogo - Taça Guanabara Em seu primeiro clássico, R10 fez bons lançamentos e obrigou o goleiro Jefferson a fazer boas defesas.
13/03 Flamengo 0x0 Fluminense - Taça Rio Chamou mais atenção por uma entrada violenta no goleiro Ricardo Berna e levou amarelo. Tentou alguns dribles, mas sem sucesso.
10/04 Flamengo 2x0 Botafogo - Taça Rio Ronaldinho Gaúcho até tentou, mas apareceu pouco no clássico. Só foi notado em algumas arrancadas frustradas.
01/05 Flamengo 0(3)x(1)0 Vasco - Taça Rio Recuperado das dores no joelho esquerdo, voltou com boa movimentação e foi perigoso na bola parada.
19/06 Flamengo 0x0 Botafogo - Brasileirão Disperso e isolado na frente, R10 foi figura apagada no clássico e acabou muito vaiado pela torcida.
10/07 Flamengo 1x0 Fluminense - Brasileirão Iniciou a jogada do gol da partida e foi substituído por Bottinelli no segundo tempo.
28/08 Flamengo 0 x 0 Vasco - Brasileirão Com Ronaldinho Gaúcho em tarde pouco inspirada e os atacantes vascaínos com a pontaria nada afiada, rubro-negros e vascaínos protagonizaram um clássico movimentado, mas nada empolgante diante de um estádio lotado.
18/09 Flamengo 1 x 1 Botafogo - Brasileirão Em atuação abaixo da média, R10 pouco fez e chutou três vezes a gol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário