sábado, 3 de dezembro de 2011

Trio do Flamengo briga por artilharia de 2011


03/08/2011 - Cruzeiro x Flamengo - Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid (Foto: Gil Leonardi)  
Deivid, Thiago Neves e Ronaldinho: o trio de ferro do ataque do Flamengo em 2011


Deivid, Ronaldinho e Thiago Neves chegam para o último jogo de 2011 empatados na disputa pela artilharia do Flamengo. Com 21 gols, o trio poderá ter um de seus integrantes consagrados como o goleador rubro-negro desde que a pontaria esteja calibrada para o clássico de amanhã, contra o vasco, no Engenhão.

Ronaldinho conseguiu igualar a marca dos seus dois companheiros no domingo passado, depois que marcou o gol da vitória sobre o Inter, e manteve a perseguição aos camisas 7 e 9, fato que acontece desde o início da temporada.

Os três integrantes da linha ofensiva do time de Vanderlei Luxemburgo centralizaram a briga pela condição de artilheiro e são responsáveis exatamente por 60% dos 105 gols anotados pelo time do Flamengo este ano.

Ronaldinho liderou durante boa parte da temporada a disputa, mas sem conseguir abrir uma vantagem sobre Deivid e Thiago Neves. O camisa 10 chegou a 15 gols nas primeiras rodadas do Brasileirão, mas permitiu que os concorrentes assumissem a dianteira, especialmente entre os meses de setembro e novembro.

Ao se considerar apenas a média, Ronaldinho, no momento, receberia o título de goleador. Ele foi quem menos entrou em campo entre os três, precisando de 51 exibições para marcar os 21 gols.

Apesar de ter melhor desempenho, considerando as vezes em que atuou, o atacante não conseguiu ainda alguma artilharia pelo Fla.

No Carioca, Thiago Neves, com sete, foi o jogador do grupo que mais balançou redes na competição. Na Copa do Brasil, Ronaldinho fez apenas um gol.

Já no Brasileiro, Deivid assumiu a artilharia com 15 gols, um a mais do que Ronaldinho.

Para o protagonista do Flamengo, fica também o desafio de tentar ultrapassar o camisa 9 na disputa paralela no Brasileirão. Ao longo de sua carreira, Ronaldinho foi o goleador máximo de algum torneio apenas três vezes.

Terceira melhor marca
Os 21 gols marcados por Deivid, Thiago Neves e Ronaldinho representam a terceira melhor marca entre os artilheiros de temporadas do Flamengo no século XXI.

O feito do trio de 2011 só não superou os 23 gols anotados por Vagner Love no ano passado e Edílson, que em 2001, deixou a sua marca 28 vezes.

Desde o início do século, não houve empate na artilharia do Flamengo, como se desenha para acontecer este ano. Um outro detalhe da relação diz respeito à posição dos artilheiros.

Somente em duas oportunidades um jogador que não foi do ataque terminou como goleador.

Entre 2005 e 2006, Renato foi o jogador que mais fez gols. O meia, inclusive, foi o único que se consagrou como artilheiro duas vezes no século XXI. Nas outras temporadas, a relação foi composta somente por atacantes, entre eles, Liedson, Jean, Fernando Baiano, Souza, Marcinho e Adriano.

O desempenho

Ronaldinho
Jogos: 51
Gols: 21
Média: 0,41
No Brasileiro: 14

Deivid
Jogos: 53
Gols: 21
Média: 0,39
No Brasileiro: 15

Thiago Neves
Jogos: 56
Gols: 21
Média: 0,37
No Brasileiro: 12


Nenhum comentário:

Postar um comentário