segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Recordar é viver: campeões mundiais contam histórias da geração de 1981



Três décadas só reforçaram o respeito e a admiração dos rubro-negros pela geração mais gloriosa do Flamengo. Na noite desta segunda-feira, o clube realizou o primeiro evento em homenagem aos 30 anos do título mundial conquistado em 13 de dezembro de 1981. Um talk show realizado na loja oficial do clube, na Gávea, reuniu 13 jogadores daquela geração, o presidente e o coordenador da época, Antônio Augusto Dunshee de Abranches e Ayer Andrade.

Flamengo Campeões de 81 (Foto: Fábio Borges/Vipcomm) 
Leandro, Andrade, Adílio e os demais jogadores da geração de 1981 (Foto: Fábio Borges/Vipcomm)

Com um discurso emocionado, a presidente Patricia Amorim recebeu os campeões. Adílio, Júnior, Nei Dias, Vitor, Chiquinho, Marinho, Lico, Leandro, Andrade, Peu e Nunes, além de Carlos Alberto e Rondinelli, que eram daquela época mas não jogaram o Mundial, foram os ex-jogadores que foram à sede do clube para contar boas histórias.

Patricia Amorim, Flamengo campeões de 81 (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
 - A geração de vocês escreveu o melhor capítulo da história do Flamengo. Reverenciar é mais do que obrigação, é uma eterna nostalgia. Os bons tempos não voltam mais. Podemos ter iguais, mas vocês fizeram diferente. O Flamengo é o Flamengo antes de vocês e depois de vocês. Falo em nome de uma nação que aprendeu a respeitá-los, admirá-los, reverenciá-los. Para a geração de 81, por mais que façamos festa, sempre será muito pouco. Nossa lembrança é grande, eterna, uma conquista indescritível. Cabe a cada um de nós viver esse momento especial. Cabe a mim reverenciar o único presidente campeão mundial do Flamengo: Antônio Augusto Dunshee de Abranches – disse a mandatária, ao avistar o ex-presidente chegando ao evento.

- Realmente é muita emoção, um orgulho relembrar esse título que a televisão mostra e nos faz sempre presente. Agradeço, estou pronto para participar da festa. Não quero falar muito para não me emocionar – afirmou Antônio Augusto.

Dos titulares, não compareceram Raul, Mozer (representado pelo filho Gabriel), Tita e Zico. O Galinho, que comanda a seleção do Iraque, gravou um vídeo para os companheiros. Nas imagens, o maior ídolo rubro-negro mostrou a camisa 10 que usou na vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, em Tóquio, uma réplica da taça do Mundial e outra da Libertadores, também conquistada naquele ano.

- São 30 anos, e a gente sempre tem algumas coisas que guardamos para sempre. A nação rubro-negra teve muita emoção na única vez em que eu vesti essa camisa. Dentro do Flamengo, é o maior troféu que eu tenho. Numa coisa fora do normal, conseguimos liquidar o adversário em 45 minutos. Espero que vocês estejam contando boas histórias, histórias engraçadas, que a nação rubro-negra se divirta. Que a gente continue com esse laço forte, uma amizade de carinho e respeito. A bandeira do Iraque tem as cores preta e vermelha. Façam uma corrente positiva para que em 2014 possamos estar juntos, disputando a Copa do Mundo no Brasil. Além de grandes profissionais, passamos a ser grandes amigos – disse Zico.

Flamengo Campeões de 81 - Adilio e Nunes (Foto: Fábio Borges/Vipcomm) 
Adílio e Nunes autografam uma camisa do Flamengo (Foto: Fábio Borges/Vipcomm)

A loja oficial do Flamengo esteve lotada durante o evento. As taças da Libertadores e as duas conquistadas em Tóquio ficaram expostas no local. O saudoso Cláudio Coutinho, treinador que montoua  base da equipe que viria a conquistar o mundo sob a batuta de Carpegiani, se fez representar pelo filho Cascão.

- Falar daquele time é facil, só tinha bom jogador. Tinha união, não tinha vaidade. Foi um prazer - disse Andrade.

Flamengo Campeões de 81 vídeo gravado por Zico (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Nunes e Leandro cobraram raça dos atuais jogadores. Segundo eles, os verdadeiros jogadores do Flamengo não são aqueles que vestem a camisa, mas aqueles que entram para a história pela entrega em campo.

No fim do evento, o cantor Bebeto se apresentou e cantou "Arigatô, Flamengo", música feita em homenagem ao título mundial pouco depois da conquista. A bateria da Vila Isabel entrou em ação pouco depois para fechar o evento com samba.

Nesta terça-feira, dia do aniversário da conquista, a noite será de festa na quadra da Mangueira, que terá shows e também a presença de alguns campeões mundiais. O evento é organizado pela operadora de celular parceira do Flamengo. Só é possível adquirir ingressos nas ações de marketing da operadora.

Também no dia 13, o torcedor poderá conferir uma página especial sobre o título no site oficial do clube, com fotos raras e entrevistas de Zico, Júnior, Nunes, Adílio, Andrade, Raul e Cantarele. A página trará detalhes e curiosidades sobre a vitória do Flamengo sobre o Liverpool.


Nenhum comentário:

Postar um comentário